1ª Corrida de Rua Inclusiva de Eusébio tem mais de 200 competidores

terça-feira | 18/12/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através das secretarias de Educação; Cultura e Turismo e a de Esporte e Juventude, realizou no sábado, dia 15, a 1ª Corrida de Rua Inclusiva de Eusébio, que contou com a participação de pessoas com deficiência e sem deficiência, a partir dos 10 anos. A concentração teve início logo as 7h30 na Praça 23 de junho e teve segmento pela Avenida Eusébio de Queiroz, até o Polo de Lazer.

“Foi um momento único e representativo para as pessoas com deficiência no Eusébio, quando foram apresentadas à sociedade as potencialidades dos nossos paraatletas, que vêm fazendo a diferença nas competições que têm disputado neste ano”, disse a coordenadora do Esporte Inclusivo do Núcleo Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), Carla Samya.

O evento contou com o apoio também da Equipe de Inclusão, da Secretaria de Educação, e foi aberto pelo prefeito Acilon Gonçalves que destacou a importância do Esporte, para a integração das pessoas com deficiência na sociedade e para o combate ao preconceito, ainda existente, “queremos que todos tenham as mesmas oportunidades, e que a deficiência seja apenas um motivo para a superação das possíveis limitações, pois todos somos capazes de buscarmos nossa felicidade e progresso”, ressaltou.

Estiveram presentes na atividade a primeira-dama Marta Gonçalves, que iniciou no Eusébio o trabalho de atendimento às pessoas com deficiência; Haroldo Azevedo, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, secretários municipais, técnicos e profissionais que atuam no segmento no Município.

Foram 200 participantes nas categorias: deficiência auditiva; deficiência visual; deficiência física; deficiência intelectual; deficiência múltipla e crianças sem deficiência. O evento finaliza as ações do paradesporto em 2018 do município de Eusébio com chave de ouro. O Esporte Inclusivo no Eusébio, neste ano, obteve bons resultados em nível estadual e nacional, com a participação de atletas do município.