Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

1º Reisado do Eusébio leva alegria e cultura aos bairros do município

sexta-feira | 07/01/2022
A Secult realizou apresentações de Reisado nos bairros Guaribas e Tamantaduba (Foto: Levi Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), continua com a programação do 1º Reisado do Eusébio 2022 até este domingo (9). A abertura ocorreu nesta quinta-feira (6) na Biblioteca Pública Patativa do Assaré, sede do NAEC, e contou com uma palestra sobre Reisado com o professor e especialista no assunto, Oswald Barroso, tendo como participação especial da professora Edite Colares. Além da palestra, a Secult realizou apresentações de Reisado nos bairros Guaribas e Tamantaduba.

O Reisado é uma festa popular que foi introduzida no Brasil através dos portugueses durante o período colonial.  O Dia de Reis é celebrado sempre em 06 de janeiro, data em que os Reis Magos conheceram o menino Jesus. Conforme Jardeson Nobre, Coordenador geral do Circolar Sr Juarez e brincante do BREU (Brincante de Eusébio), o Reisado vem transformando vidas há mais de um século, “e levando a cultura, fazendo artes, mantendo essa bandeira da cultura, resistindo, persistindo, existindo. Nós somos cultura, nós somos reisado”, disse.

“Tudo isso faz parte da vida da gente, da história do nosso povo, nessa programação do Reisado, a gente está levando cultura para as casas, e hoje, foi um dos momentos mais interessantes da programação com a palestra do Oswald Barroso”, pontuou Tarcísio da Cultura, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio durante a palestra de Oswaldo Barroso.

A palestra com Oswald Barroso abriu a programação do nesta quinta-feira

Oswald Barroso, especialista em Reisado, graduado em Comunicação Social e Pós-graduado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC) disse, durante a palestra, que o “Reisado tem a parte brincante e tem a parte mais ritual que ninguém pode mexer. A cultura do Reisado é diferente em cada lugar”, finalizou. Até domingo (9), outros bairros do município receberão a programação do Reisado: Precabura, Encantada, Coaçu e Sede.