2017: Eusébio tem ano de ouro na Educação

terça-feira | 02/01/2018

Um ano de ouro para a educação do Eusébio, é como traduz a secretária de Educação do Município Goretti Martins o ano letivo de 2017. Além dos resultados do Ideb, onde o município teve 11 escolas com resultados excelentes, quatro escolas da rede municipal de ensino foram consideradas “Escolas Nota 10” pelo Governo do Estado. Ela destaca, ainda, que na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) o município teve média superior a do Ceará e a do Brasil.

Goretti observa os diversos avanços conquistados em 2017, entre eles, na infraestrutura, a reforma das quadras esportivas, entre elas, as quatro que estão em fase de construção: Jabuti KM 19, Lagoinha, Paulo Sá e Autódromo (já iniciada); a inauguração do Centro de Educação Infantil Timbú, que está atendendo de forma plena 120 crianças só da localidade; inauguração da Escola de Ensino Médio Francisca Linhares de Sousa, obra do governo do Estado, em parceria com o município, entre outras.

“Tivermos um trabalho bastante proveitoso, pois demos continuidade aos programas que vinham sendo realizados nos anos anteriores. Realizamos um trabalho de acompanhamento de cada escola, com reuniões com o grupo gestor, equipe técnica, quando contamos, em algumas, com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, que tem dado todo o apoio necessário para o desenvolvimento da Educação. Também obedecemos ao calendário proposto para 2017 e demos continuidade a capacitação continuada dos professores e técnicos”, detalhou.

A secretária observou que foi criado um Conselho de Matrículas, que vai gerenciar o processo na rede municipal, dando prioridade aos alunos residentes do município. Goretti citou projetos exitosos realizados durante o ano, como o: “Brincando no Polo”, que reuniu mais de 4 mil pessoas, realizado de forma integrada pelas Secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Juventude, Cultura e Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social AMMA, AMT, Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas e o Gabinete do Prefeito e que neste ano fará parte do calendário municipal.

Citou, ainda, a culminância dos projetos Vem Ler Comigo e Tempo Integral; Semana do Bebê; Rádio Escola; COM VIDA; Saúde e Prevenção na

Escola (SPE); Proerd, que esse ano será ampliado, por solicitação do prefeito Acilon; projeto Peteca; Fanfarras Escolares; disciplina Formação Humana e Cidadania, que será repensada e contará com trabalho junto as famílias dos alunos; Festival de Histórias Infantis, entre outros. Para este ano de 2018, a intenção é que os alunos iniciem o ano letivo com um novo fardamento completo, tanto os do Ensino Infantil como do Fundamental.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Educação é um dos pilares de sua administração e por isso a dedicação e todo o interesse de oferecer um ensino de qualidade que forme o cidadão e não só instrua. “Queremos formar homens e mulheres de bem, cumpridores de seus deveres, bons pais de família e que formem uma nova sociedade de paz, prosperidade e desenvolvimento pessoal e coletivo”, pontuou.

“A Educação é o caminho mais certeiro que conhecemos para o desenvolvimento de uma nação. Temos provas de que a Educação transforma, tanto que nossos alunos são diferenciados. Ao chegarem ao ensino médio, demonstram capacidade acima da média, tanto no aspecto do conhecimento curricular, como nas questões da vida. Um amadurecimento e um censo critico que é exemplo, o que nos dá a certeza que estamos plantando uma nova era para nossa cidade e para o nosso País”, concluiu o gestor.