24ª Paixão de Cristo do Eusébio trouxe inclusão e novos participantes

sábado | 08/04/2023
Fotos: Jully Lioba, Levy oliveira/PME e Comtec/Secult

A 24ª Paixão de Cristo de Eusébio, comprovou nas duas noites de apresentação, que é o maior espetáculo a céu aberto do Ceará e o espetáculo da inclusão social. A edição deste ano trouxe várias novidades como por exemplo, a sala montada especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um espaço montado com ar condicionado e abafadores de som e a participação de 18 pessoas do Namme/Apae. A equipe do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) também estiveram envolvidos no evento dando o suporte necessário nas arquibancadas e atendimento ao público.

A produção do evento disponibilizou 4 mil lugares dentro da arena Eusébelem e mais 5 mil lugares na praça do Polo Ivens Dias Branco, onde as pessoas puderam assistir o espetáculo através dos telões espalhados pelo local. Ao todo, 1500 pessoas participaram do espetáculo, que nessa edição contou com a participação da ex-BBB Patrícia Leitte e Lucas Texeira, médico e esposo de Patrícia. Eles interpretaram Cláudia e Pilatos, respectivamente.

Ariele Andrade, moradora de Fortaleza, tem 15 anos e participa do espetáculo há três e nesse ano, ela se apresentou junto com os bailarinos e destaca a alegria de ter participado mais uma vez do evento. “Tenho muita alegria no coração de participar desse evento. Já fiz três outros personagens. Hoje estou no corpo de baile e é sempre um aprendizado”, disse.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves destaca que a cada ano que passa, a encenação da Paixão de Cristo o surpreende. “A cada ano, a Paixão de Cristo do Eusébio me surpreende positivamente. É incrível perceber no olhar de cada um, a alegria em estar ali e vivenciar uma história vivida há mais de 2 mil anos mas que sempre nos emociona. Antes de iniciar a apresentação, nos bastidores, a gente faz uma espécie de corrente de boas energias para que todos nós, enquanto cristãos, saibamos a importância de estarmos ali. Todos os envolvidos no espetáculo, estão de parabéns pela belíssima apresentação dos dois dias”, destacou.

Thaíssa Ramalho, moradora de Eusébio, levou o filho Gabriel pela primeira vez para ver o espetáculo e destaca que ficou encantada com a produção e atuação dos atores. “Ficamos encantados com o espetáculo! Quero parabenizar toda a equipe que produziu, realmente um evento digno de aplausos. Gabriel ficou atento a tudo, pois esse ano fará primeira Eucaristia e a Paixão de Cristo foi essencial para o aprendizado dele”, destacou.

Nívea Almeida, estudante e moradora de Fortaleza disse que pela primeira vez foi ao evento e agradeceu os cuidados do organizadores com as pessoas com deficiência. “Estão de parabéns pela iniciativa em ter uma sala para autistas e e ter rampa para idosos e portadores de deficiência”, disse.

De acordo com o ator Jonethan Fontenele, intérprete de Jesus, sua fé aumentou após a sua participação no espetáculo. “Essa é a minha segunda participação na Paixão de Cristo de Eusébio e participar do espetáculo tem um significado diferente para mim, pois passei a ter mais fé, passei a ler mais a Bíblia, assisti a filmes sobre o tema para poder interpretar o grande homem que foi Jesus Cristo”, disse.

Conforme Riana Rocha, secretária de Cultura e Turismo do município de Icapuí foi uma grande emoção ver o espetáculo de perto. “Tive a oportunidade de receber o DVD da Paixão de Cristo do ano passado e fiquei encantada com o que vi. É inacreditável ver pela TV. Então, vim pessoalmente e estou muito emocionada por tudo o que vi aqui. Estão todos de parabéns”, disse.

A Autarquia Municipal de Trânsito(AMT), a Guarda Civil Municipal de Eusébio (CGCME) e o Centro de Resgate e Emergência Pré-hospitalar (CREPH) estiveram presentes durante os dois dias de evento dando todo o suporte necessário no trânsito, na segurança e na saúde respectivamente.