98,57% da população de Eusébio utiliza os serviços públicos de saúde do município

quarta-feira | 10/06/2015

Com mais de 52 mil habitantes, o Eusébio está entre os municípios do Ceará, com os mais altos índices de acessibilidade aos serviços de saúde públicos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do município, 98,57% dos habitantes da cidade estão cadastrados no Cartão Nacional de Saúde, o chamado Cad-Único, e utilizam os vários equipamentos de saúde oferecidos pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria, 51.554 pessoas já contam com o cartão, faltando o cadastramento de cerca de 300 pessoas, fora os recém-nascidos e pessoas que recentemente se mudaram para a cidade. O cartão é obrigatório para ter acesso aos serviços de saúde públicos.

O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio Ramalho, observa que foram identificados casos de duplicidade de cadastro, já removidos e também o registro de pessoas de outras cidades que, atraídas pelo atendimento de saúde do município, fazem seus cadastros utilizando o endereço de parentes que residem na cidade.

Ele revela que apesar dessas distorções o atendimento não tem sido prejudicado. Segundo ele, as pessoas, ao se cadastrarem, têm que apresentar comprovante de residência para que sejam atendidas pela Unidade Básica de sua região.

O Prefeito Júnior afirma que o Eusébio tem um diferencial com relação a outros municípios. Pois, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que cada posto de Saúde deve atender 1.500 famílias, o posto com maior número de cadastros não chega a atender 700 famílias. “Isso significa dizer que o SUS no Eusébio funciona como deve ser. Temos 18 postos de Saúde e 19 equipes do Programa de Saúde da Família. Portanto nós temos o dobro do número de postos preconizados pelo Ministério da Saúde”, comentou.

Nas Unidades Básicas de Saúde, os cidadãos têm acesso a pequenas cirurgias, dentista, atendimento de enfermagem, vacinação, aerossol, puericultura, prevenção do câncer, da hipertensão, pré-natal, planejamento familiar, teste do pezinho, visita domiciliar e Bolsa Família, fornecimento de medicamentos, além de exames laboratoriais e ultrassonografia

Em termos percentuais, o Eusébio tem um índice bem acima do apresentado em todo o País na utilização dos serviços de saúde. Em pesquisa recente, realizada pelo Ministério da Saúde, foi revelado que 71% utilizam o serviço de saúde e apenas 47,9% utilizam as Unidades Básicas de Saúde. Outro dado é que apenas 21,9%, utilizam o Programa Farmácia Popular, no Eusébio esse número é também superior a 90%.

Depois das Unidades Básicas de Saúde, os serviços públicos mais procurados pela população são os de emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento. A UPA do Eusébio atende em média 3 mil pacientes por mês. AUPA realiza atendimentos na área de urgência e emergência em clínica geral e pediatria, além de urgências menores, na área de traumatologia. Disponibiliza também atendimentos em radiologia (Raios-X) e laboratório de análises clínicas. A UPA funciona 24 horas, com quatro médicos de plantão, por turno, sendo dois pediatras e dois clínicos.

O sistema de Saúde do Eusébio conta ainda com o Hospital Municipal Amadeu Sá, que conta com o Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico, além de diversos outros atendimentos; A Policlínica de Especialidades Médicas Dr. Acilon Gonçalves realizou 32 mil atendimentos em suas 19 especialidades médicas no ano passado; o Centro de Especialidades Odontológicas, que realiza, em média, 2 mil atendimentos por mês; o Centro de Reabilitação; o Centro de Atendimento Psicossocial Geral; o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas; os Núcleos de Apoio a Saúde da Familia (NASFs) e ainda o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende pacientes graves em suas residências.

O sistema é apoiado também pelo projeto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e pelo projeto de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva. Segundo o prefeito Júnior, os residentes contam um preceptor, em cada especialidade, que acompanham a prática e a teoria do aprendizado e os médicos do município atuam como orientadores. “A vinda desses profissionais tem dado uma grande contribuição para nossa cidade e quem sabe será um embrião de um projeto maior, o de trazer para o Eusébio a residência médica em saúde da família”, revelou.