9º Carnacaps movimenta ruas da Sede do Eusébio

sexta-feira | 28/02/2014

O Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPs-Geral) da Prefeitura de Eusébio realizou, na manhã desta quinta-feira, o 9º Carnacaps, que tem como objetivo proporcionar aos pacientes com transtornos mentais, momentos de lazer e de reinserção na comunidade. O evento contou com a participação de integrantes da Banda de Música Municipal e do Grupo “Forró Sem Preconceito”, formado pelos próprios pacientes do Caps.

O Carnacaps foi iniciado na sede do CAPs, com a participação de mais de cem pessoas, setenta delas pacientes do órgão e os demais familiares e funcionários do equipamento de Saúde, todos caracterizados com fantasias e máscaras. O desfile, que contou com a participação de dois bonecos gigantes, foi realizado pela Avenida Eusébio de Queiroz até a rotatória, seguindo pela Avenida Cícero Sá, com parada na Praça 23 de Junho. O cortejo, de lá, retornou ao CAPs onde foram realizados o Festival de Paródias, com os próprios pacientes, finalizando as atividades com um baile de Carnaval.

A coordenadora do CAPS Geral do município, Imaculada Mendonça, destacou que a idéia da realização do Carnacaps é o de possibilitar aos pacientes um momento de descontração, como também objetiva combater o preconceito para com as pessoas com transtornos mentais.

O Prefeito Júnior destaca o trabalho realizado pelo CAPs como um projeto inovador que vem obtendo resultados positivos. Diz que a Prefeitura vem trabalhando para ampliar o atendimento a pacientes com transtornos mentais com a criação de uma rede completa de atendimento. Além do CAPs geral o município já conta com um CAPs AD (Álcool e Drogas) e brevemente contará com uma unidade para atendimentos de crianças.