Acilon apresenta para prefeitos e vereadores do Ceará a experiência do Eusébio na retomada da economia

segunda-feira | 08/11/2021
Acilon ressaltou que durante os períodos mais críticos da pandemia, a Prefeitura de Eusébio teve que ampliar os programas sociais chegando a 4 mil novos beneficiários (Foto: Jully Lioba)

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, foi um dos palestrantes da Conferência Vozes da Retomada, evento promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza e União dos Vereadores do Ceará, que reuniu os vereadores e prefeitos da Região Metropolitana e de outras regiões do Estado, para discussão do tema “A superação dos desafios econômicos pós-pandemia: um esforço conjunto entre o Legislativo e o Executivo”. O objetivo foi traçar ações para auxiliar a retomada econômica dos municípios, além de trocar experiências e informações sobre ações municipais bem-sucedidas que possam ser replicadas em outros territórios. Acilon falou sobre a experiência do Eusébio de buscar saídas para enfrentar a crise de saúde e manter a economia em crescimento.

Em sua fala, o prefeito Acilon agradeceu a todos vereadores por serem os guerreiros que recebem o primeiro impacto de qualquer ação e demanda da população e intermedeiam junto aos prefeitos. “A pandemia trouxe dois grandes problemas: o primeiro causado na primeira onda, onde não sabíamos o que estava acontecendo, parecia o fim do mundo, foi um lockdown total; na segunda onda tínhamos a experiência, mas ela foi mais brutal e causou 40% mais mortes que a primeira. Tivemos que tomar medidas na saúde e em outros segmentos. A educação ficou totalmente online na segunda onda e os recursos que foram aportados aos municípios nos levaram a fazer ações municipais. O municipalismo nunca foi tão importante, porque cada um dos prefeitos teve que buscar sua própria solução. Mas quando passa a angustia, ficam os arautos do caos criticando. Os 180 prefeitos fizeram o que tinha que ser feito, foi o estado que mais respondeu as necessidades que surgiram”, disse.

Acilon ressaltou que a Prefeitura de Eusébio teve que ampliar os programas sociais. “Nós chegamos a ter 4 mil novos benefícios sociais. O mais importante – o de distribuição de renda, garante R$ 600 mês e, com essa ajuda, amenizamos muito o sofrimento das famílias. A situação atual nos traz a obrigatoriedade de fazer o distensionamento do isolamento econômico e social que a cidade viveu. Estamos mantendo contato com o setor produtivo para retomada de arrecadação dos impostos e com o SINE, para a geração de empregos, direcionando as vagas para aqueles que precisaram do auxílio emergencial”, observou.

Suporte financeiro

Destacou que no Eusébio foi implantado o Refis, que deu um aporte de R$ 13 milhões e a reestruturação do código tributário, fazendo os impostos mais atrativos para os que pagam em dia e deixando os que gostam de atrasar com oneração maior. “Estamos a aguardar a aprovação da PEC da Educação que obriga os prefeitos a aplicar os recursos de 25% na Educação de 2020 e 2021 no ano de 2022 e 2023, essa PEC permite que possamos reprogramar os investimentos. Isto é, o que todos os prefeitos estão fazendo que é a recuperação e construção de escolas. No Eusébio até fim do ano estamos iniciando seis novas unidades. Os recursos não puderam ser utilizados totalmente em 2020, pois ficamos parados. Essa PEC precisa do apoio dos vereadores para fazerem ações junto aos deputados federais para que seja aprovada logo”, detalhou.

O prefeito falou, ainda, sobre a implantação do Pacto Federativo no Estado do Ceará, comentando que o governador Camilo Santana criou o “Ceará um só” para trabalhar os problemas e soluções em conjunto, pelos municípios, e citou também o Pacto Federativo da Segurança, liderado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto para que os municípios da Região Metropolitana possam trocar tecnologias, fazer capacitações, fazer ações preventivas conjuntas de combate à violência. “Não adianta o Eusébio cuidar da segurança, quando existe todo um cinturão de fronteira. As facções são como a dengue se não cuidar do todo não adianta”, comparou.

Ele comentou, ainda, sobre o pacto federativo liderado pelo Eusébio na área de finanças, envolvendo 12 municípios, “Nesse pacto, todas as ideias são discutidas e implantadas por todos. Com isso, os municípios estão conseguindo arrecadar mais e gastar com zelo. Esse pacto busca fazer ações individuais, mas de forma coletiva,” explicou. No final de sua participação, Acilon fez um agradecimento especial aos profissionais que mais se expuseram e mais colaboraram nesse período de pandemia, que são os profissionais de saúde. “Eles não tiveram medo de colocar em risco a própria vida. Trabalharam finais de semanas e feriados para trazer o mínimo de conforto e esperança para as pessoas. Por isso um muito obrigado!” pontuou.

Ele agradeceu a presença de todos vereadores e salientou a necessidade de cada Câmara Municipal montar aquele grupo temático ou uma comissão especial para discutir a retomada de cada setor. “Na área de saúde estamos recuperando os programas como a prevenção de câncer, atualização do cartão de vacinação, atenção ao idoso e ao diabético. O momento é de recuperar o tempo perdido. Vamos fazer isso sem querer recuperar demais a nossa liberdade de ir e vir. Nós que queremos o bem de todos temos que manter as restrições. Evitar viagens e se tiver que fazê-las manter os procolos. Tenho certeza que tudo que ouvimos aqui só vai engrandecer os municípios”, concluiu.