Renda Mínima de março será pago nesta sexta-feira, 31

quarta-feira | 29/03/2023

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza o pagamento do programa Renda Mínima referente a março/2023, nesta sexta-feira (31/03).  O valor do benefício pode chegar a R$1.200 e é destinado para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social. O programa atualmente está beneficiando 1.155 famílias eusebienses. O beneficiário do Renda Mínima tem que fazer parte do programa Bolsa Família do Governo Federal, que atualmente paga o valor de R$ 600,00, o Renda Mínima completa esse valor até R$ 1.200,00.

O Eusébio é pioneiro no Ceará em termos de projeto de distribuição de renda, que foi criado em 2005. Segundo o prefeito, a credibilidade do projeto deve-se aos critérios para a inclusão das famílias, lembrando que o beneficio tem caráter temporário e por isso existe uma grande rotatividade de beneficiários. “Quando o provedor é inserido no Mercado de Trabalho, ele cede sua vaga para outra família que esteja necessitando do benefício. Hoje temos muitas pessoas que passaram pelo programa em momento de necessidade e hoje estão prosperando. Pois trabalhamos também de forma integrada para capacitar e colocar o trabalhador no mercado de trabalho”, ressalta.

Para fazer parte do programa, a família se cadastra junto ao CRAS e recebe a visita de uma equipe da SDS, em sua casa, que faz a avaliação da necessidade. A família aprovada tem que manter os filhos na escola e apresentar a frequência escolar, adquiri 40% do valor recebido em alimentação comprada no próprio município e dedicar (o provedor) 100 horas de serviço para o município.