A partir de 1º de fevereiro cada logradouro do Eusébio passará a ter CEP próprio

terça-feira | 25/01/2022
Representantes dos Correios anunciaram a oficialização dos CEP’s a partir de 1º de fevereiro (Foto: Jully Lioba/PME)

A partir de 1º de fevereiro, cada logradouro de Eusébio terá seu Código de Endereçamento Postal (CEP) próprio. O anúncio foi feito em reunião realizada nesta terça-feira (25/01) em reunião realizada no auditório da AMMA, com a participação de representantes dos Correios, da Prefeitura de Eusébio e da empresa CCIG responsável pelo processo de georreferenciamento do município. Ao todo, o Eusébio conta com 24 bairros, 1.104 logradouros. No estudo feito pelos Correios serão 1.215 CEP’s, pois algumas ruas passam por bairros diferentes e recebem novos códigos postais.

Segundo o subgerente de Distribuição dos Correios do Ceará, Hider Viana, esse trabalho só foi possível após a Prefeitura elaborar a lei que limitou os bairros do município. “Recebemos esse trabalho em julho do ano passado e desde então iniciamos esse estudo. Então, em 1º de fevereiro serão disponibilizados os novos CEP’s para a população utilizar e nosso pedido é que usem tanto para correspondências, como entregas, entre outras atividades”, afirmou.

Para o secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini, é importante ressaltar que a Prefeitura de Eusébio está deixando um enorme legado para a população pois, o CEP por rua cria uma identidade específica com a moradia, a residência dos eusebienses, melhorando a entrega de correspondências e comunicação da população. “No campo fiscal e tributário, temos a melhoria significativa do cadastro que, junto com a iniciativa de georreferenciamento estaremos contribuindo para o cadastro fiscal de pessoas físicas e jurídicas do Eusébio. No âmbito da Governança Interfederativa o Eusébio vai também contribuir junto com os correios com os demais municípios. Trabalho que será reiniciado com Aquiraz”, pontua.

O CEP foi criado no Brasil em 1971 pelos Correios, com o intuito de organizar melhor as correspondências. Inicialmente, ele continha apenas cinco dígitos e, a partir de 1992, passou a ter oito. Cada dígito do CEP corresponde a um local e a sequência deles define uma localização. Eles são separados em duas partes: a primeira é composta de cinco algarismos que representam região, sub-região, setor, subsetor e divisão de subsetor. A segunda é composta de três algarismos que representam identificadores de distribuição.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o CEP traz identidade para as ruas e possibilita que o endereçamento postal fique completo. “Agora, mesmo as ruas com a mesma denominação terão sua identidade própria, pois o CEP é diferenciado. Isso facilita muito a vida das pessoas, pois receber correspondências, encomendas será bem mais tranquilo. Também facilita a vida dos motoristas dos transportes regulares e alternativos, enfim traz uma melhor qualidade de vida para a população”, opina.

Participaram da reunião: Sebastião Albuquerque, presidente-adjunto da AMMA; Isabela Martins, coordenadora de Planejamento e Orçamento da Sefin; Silvana Fujita, coordenadora de Inclusão Digital da Prefeitura; Helton Uchôa e Wesley Estevam (empresa CCIG, responsável formal pelo projeto), Hider Viana, Jailton Santos Flôres e Luiz Gastão Mavignier (Correios).

Serviço

A partir de 1º de fevereiro a população pode consultar os CEPs de suas ruas através do site dos Correios www.correios.com.br no link busque o CEP. Basta digitar o endereço.