Acilon anuncia transformação do cargo de Vigia em Guarda Patrimonial

sexta-feira | 24/05/2019

O prefeito Acilon Gonçalves anunciou nas redes sociais a oficialização da criação do cargo de Guarda Patrimonial no âmbito da Prefeitura de Eusébio. A oficialização se deu devido a publicação do regimento interno do novo grupamento, por parte do Executivo. “Os vigias efetivos agora passarão a ser denominados de Guardas Patrimoniais. Quero agradecer a vocês que sempre prestaram um grande serviço ao município, e agora vão contribuir muito mais”, disse o gestor.

Conforme a legislação municipal, a Guarda Patrimonial será uniformizada, integrada à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Com a oficialização, ficam transformados em Guardas Patrimoniais os ocupantes do Cargo de Vigia. Com essa medida e cumprida todas as formalidades legais, o cargo de vigia, previsto em Lei Municipal, será extinto em sua totalidade.

O Guarda Patrimonial do município será responsável por zelar pela guarda do patrimônio municipal, exercendo a vigilância. Deve, ainda, atuar para preservar a segurança dos usuários do local onde trabalha, acompanhando a entrada e a saída de pessoas. Conforme as funções relativas ao cargo, está sob as responsabilidades do Guarda Patrimonial, executar rondas nas dependências dos prédios públicos, áreas e vias de acesso adjacentes, identificando qualquer movimento suspeito e tomando as medidas cabíveis, conforme norma estabelecida pela coordenação.

Também é de sua responsabilidade inspecionar as dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades, controlar fluxo de pessoas, identificando, orientando, e encaminhando aos lugares desejados, examinar portas, janelas, portões e assegurar que estão devidamente fechados, cuidar das segurança de funcionários, moradores e visitantes, dar auxílio operacional as rondas internas e proteção dos postos de serviço, deliberar pequenos problemas e demais atividades pertinentes à função.