Acilon destaca ações em benefício do meio ambiente no Café com o Prefeito

quinta-feira | 21/02/2019

O tema meio ambiente dominou o programa “Café com o Prefeito” desta semana. O prefeito Acilon Gonçalves, como defensor das causas do meio ambiente, disse estar focado diretamente com a solução definitiva de diversos problemas que vêm sendo relatados por cidadãos nas suas redes sociais. Ele citou o caso da denúncia da existência de um esgoto a céu aberto no bairro Autódromo. Segundo pontuou, o que ocorre é que algumas casas estão despejando águas servidas nas ruas. Disse que o problema será solucionado com a canalização das mesmas para serem destinadas a local apropriado, desobstruindo as fossas sépticas das residências.

O prefeito falou também da situação da poluição da Lagoa das Guaribas. “Estamos concluindo o projeto de construção de uma elevatória e temos todo mapeamento da região. Vamos destinar o esgoto das casas de baixo, que estão poluindo o espelho d’água, para a estação de tratamento da Cagece. Por todo o mês de março a elevatória estará pronta e em seguida faremos a limpeza total da lagoa. Inclusive já estamos providenciando a licitação desse trabalho para que seja realizado imediatamente após a conclusão do esgotamento sanitário da área”, frisou

Sobre a Lagoa do Parnamirim, alvo de dúvidas quanto sua preservação devido a construção de um empreendimento imobiliário no Centro, Acilon disse há 33 anos acompanha a situação da Lagoa, e que o projeto foi devidamente aprovado pela AMMA, após análise do impacto ambiental e de todas licenças aprovadas. “Mas diante das dúvidas, já determinei a AMMA a revisão de todo projeto para ver se existe algum problema técnico não detectado”. Disse que se o projeto tiver dentro dos parâmetros legais, sem nenhum impedimento, ele terá continuidade. Garantiu que a Lagoa continuará com sua área de cheia máxima totalmente preservada.

Quanto ao tema Educação, Acilon comemorou a matrícula de mais de mil alunos novatos neste ano. “Entre o dilema de deixar esses alunos novatos sem escola e enfrentar as dificuldade para atendê-los, preferi a segunda opção. Estamos trabalhando em todas as escolas para dotá-las de espaços simples, mas que atendam a grande demanda. Só lembrando que continuamos o processo de ampliação da Escola da

Lagoinha, com 11 salas e da Creche Maria Tavares, com 10 salas. Os projetos estão sendo finalizados, falta ainda a revisão do orçamento para publicarmos a licitação”, disse.

O prefeito ainda falou sobre o atendimento odontológico nos postos de saúde. Disse que todo fim de ano e início de outro, as prefeituras passam por dificuldades financeiras, mas isso não será impedimento para que no final desse mês o atendimento odontológico volte a ocorrer em todos os postos de saúde. Ressaltou que a falta de autoclave (usado na esterilização de materiais) não será desculpa para os dentistas deixarem de fazer o atendimento. “Estaremos adquirindo novos autoclaves, mas enquanto isso vamos recolher os materiais para fazer a esterilização na central que realiza esse trabalho na Prefeitura”, revelou.