Acilon discute com o governador Camilo Santana novas parcerias para o Polo Tecnológico de Saúde

sexta-feira | 12/04/2019

O prefeito Acilon Gonçalves e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, participaram nesta quarta-feira (10), de uma reunião com o governador Camilo Santana, com o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcos Krieger, secretários estaduais e demais diretores da instituição para discutir novas parcerias no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), na Precabura.

Conforme o secretário Eílson Gurgel, a Prefeitura de Eusébio, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE) e outros órgãos, desenvolveu um plano piloto do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), que já possui uma unidade da Fiocruz e que visa desenvolver o setor da saúde no Município de Eusébio, gerando centenas de emprego e colocando nossa cidade no front do desenvolvimento tecnológico da saúde.

O Polo Industrial e Tecnológico de Saúde foi construído a muitas mãos ao longo de 10 anos. O espaço, de 73 hectares, cedidos pelo Governo do Ceará, será sede de instituições do Brasil e Exterior, abrindo caminhos para que o Ceará se torne referência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e industrial na área da saúde. O Polo receberá ainda o Instituto Pasteur, uma Unidade Hospitalar e uma Instituição de Ensino na área de saúde, além de indústrias do setor.

Com investimento de R$ 180 milhões, o parque da Fiocruz é o primeiro do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos, para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade. Ao lado da sede da Fiocruz, já em funcionamento, está em construção a Fábrica de Vacinas Bio-Manguinhos que estará pronta em até cinco anos.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, frisou que a Fiocruz já se tornou referência no município e vem contribuindo para o desenvolvimento do seu entorno. “Com o Polo, veio a CE-010 e a melhoria de diversas ruas, para dar mais acessibilidade ao Polo. Com o funcionamento pleno do Polo Industrial e a chegada de mais empreendimentos, teremos um grande salto de desenvolvimento e geração de emprego e renda, o que será revertido em melhorias para a população”, destacou.