Prefeito Acilon diz que 2024 será o ano da Educação no Eusébio

segunda-feira | 15/01/2024
A ideia da criação de Nucleos de Educação é que os alunos estudem todo o ciclo do Infantil ao Fundamental II no proprio bairro, próximo de sua casa (Foto: Arquivo/PME)

O Prefeito Acilon Gonçalves fez um balanço do andamento das obras nas escolas municipais e apresentou os Núcleos da Educação, que é realizado por segmento de bairros. “Devido ao grande crescimento do Eusébio, alguns bairros foram surgindo e por isso é necessário dar suporte à educação nesses locais. Com a nucleação fazemos a divisão das séries nas escolas possibilitando a especialização dos professores, a melhoria da qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos”, disse Acilon.

“Hoje as crianças podem estudar todo ensino infantil e fundamental I e II no seu próprio bairro. Vou pegar como exemplo, o Novo Portugal e o Olho D’água. Muitos alunos do Novo Portugal estudam na Escola João de Freitas, que fica no Olho D’água, mas agora poderão estudar no seu próprio bairro, do berçário até o 9º ano. Lá temos o Centro de Educação Infantil Almir Ferreira da Silva e a Escola Mundo Encantado da Criança. As duas escolas  oferecem do Berçário ao 9º ano, beneficiando também alunos do Pires do Façanha Velho, das ruas Zé Bento, Zé Varrana, Conjunto dos Servidores e adjacências”, afirmou.

Já o Bairro Olho D’água conta com a Creche Escola Vivendo Feliz, com berçário, Infantil 1, 2, 3 e 4, e a Escola João de Freitas Ramos, do infantil 5 até o 9º ano. Essa unidade também beneficia alunos do Vila Nova e River Park.

“Temos um bairro que está todo completo em termos de atendimento aos alunos, que é o Timbu. Lá temos o CEI Timbu, Escola do Largão e a Escola Eduardo Alves Ramos. Lá fizemos uma pequena mudança, pois tiramos o Infantil 4 da Escola do Largão e colocamos no CEI Timbu, que agora terá berçário, Infantil 1, 2, 3 e 4. Esse CEI receberá 4 salas de aula até o carnaval, por volta do dia 19 de fevereiro. Já a Escola Eduardo Alves tem do 3º ao 9º ano”, afirmou.

Ampliar o atendimento

Ele destaca que os bairros Amador, Guaribas e Tamatanduba contam com a Escola Adelino Bezerra, com tempo integral do Infantil 4, 5 e 1º ano; CEI Terezinha Campina Braúna com Infantil 2 e 3, mas terá a partir de março mais 8 salas para ampliar o atendimento. A Escola das Guaribas, do 1º ao 9º ano e a Escola Izídio José Campina, 3º ao 9º ano, com tempo integral no 5º, 8º e 9º ano.

Conforme o prefeito, o bairro Santo Antônio conta com oCEI Maria Tavares de Sousa, com alunos do Berçário ao 2º ano; a Escola Moacir Ferreira da Silva, do 3º ao 4º ano e a Escola Evandro Ayres de Moura, do 5º ao 9º ano. A Grande Mangabeira, por sua vez, possui as seguintes escolas: Elisbão Pio, com Infantil 4 e 5, do 1º ao 5º ano; A Escola do Cararu, do infantil 5 ao 9º ano; a Escola Paulo Sá, do 6º ao 9º; o CEI Maria Zuleide Rocha, do berçário ao 2º ano e a Escola Otoni Sá, do 3º ao 5º ano.

No Jabuti, Acilon destaca que o atendimento também é completo, com oCEI Raquel Pereira de Oliveira, que oferece do berçário ao 2º ano; Raul Tavares Cavalcante I, com 3º, 4º e 5º anos em tempo integral; Raul Tavares Cavalcante II, do 6º ao 9º ano, sendo integral 8º e 9º; a Escola Formiguinha, do Infantil 1 ao 4, mas que ganhará breve um berçário e a Escola Mário Sales, com infantil 5, e do 1º ao 9 º ano.

Outros bairros

Algumas escolas em bairros diversos, como a Escola São Miguel, no Coaçu, conta do 5º ao 9º e a Escola Miguelzinho 3º ao 4º ano. Este será o último ano dessa unidade, já que a Prefeitura iniciará a reforma da Escola São Miguel em março para receber os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 do bairro; O Elizabeth de Abreu Gomes oferece do infantil 5 ao 2º ano e receberá em março mais seis salas. No bairro Encantada a Escola Francisco Tavares (Encantada) oferece do infantil 5 ao 9º ano e a Escola São Raimundo tem do Infantil 5, do 1º e 2º ano. O Bairro Santa Clara possuioCEI Dedé do Belo, do infantil 1 ao 4 e a Escola Santa Clara, com o Infantil 5, e do 1º ano 9º ano. Acilon citou o NAMME, que atende alunos acima de 16 anos com  deficiência.

Com relação ao Núcleo de Escolas da Grande Sede (Centrão), ele destacou a Escola Josefa Sá, do Infantil 5º ao 9º ano, tendo Tempo Integral no Infantil 5, no 2º, 5º e 9º ano. “Essa escola vai ganhar quadra poliesportiva e 5 novas salas de aula|”. O CEI Alisson Silva dos Santos, com tempo integral do berçário ao Infantil 5; Escola de Ensino Infantil e Fundamental Edmilson Pinheiro, do berçário ao 2º ano; a Escola Lucimar Gomes (ex-Autódromo), do 3º ao 6º ano, que será transferida para nova escola de 12 salas quando esta ficar pronta; o CEI Francisco José dos Santos, Infantil 4, 5 e 1º ano; Escola Oscar Feitosa, com tempo integral do infantil 5, 1º, 2º, 3º ano. Frisou que nessa escola foram construídas duas salas de aula e está em andamento um pátio.

Outra escola do Centrão é a Miriam Abreu, com Infantil 5, 1º e 2º, tudo integral; a Escola Erotides Melo Lima, do 2º ao 9º ano (e que está com sete salas de aula em construção) e a Escola Maria de Fátima Façanha, do 3º ao 9º ano. Segundo o prefeito Acilon, o Eusébio conta com um conjunto de escolas funcionando bem e por isso pede as mães para colocarem seus filhos mais perto de suas casas.

Acilon ressaltou que a Escola Adelino Bezerra ganhará mais cinco salas de aula para atender crianças de berçário, infantil 1, 2, 3 e 4. Disse que a obra deverá ser inaugurada até o final de junho. A outra novidade é que o Eusébio não fará a Alfabetização na Idade Certa este ano e explicou: “Faremos antes, pois o aluno a partir do Infantil 5 vai aprender a ler, entender e escrever. Ele vai chegar no primeiro ano alfabetizado. Vamos fazer o possível para que isso ocorra”. Pontuou, ainda, que a partir desta segunda-feira, dia 15 começa a semana pedagógica onde os professores fazem o planejamento na própria escola. E finalizou com a frase: “Queremos fazer 2024 ano da Educação no Eusébio”.