Acilon esclarece população sobre solicitação de serviços públicos

quarta-feira | 27/02/2019

O prefeito Acilon Gonçalves, durante o programa Café com o Prefeito desta semana, deu esclarecimentos a população com relação a alguns serviços que podem ser agilizados diretamente com os órgãos responsáveis. Segundo ele, qualquer questão emergencial relativa ao abastecimento de água, corte ou vazamento, o morador deve ligar diretamente para a Cagece pelo telefone 0800 2750195, que é gratuito. “Muitas pessoas ligam para a Secretaria de Obras, que pode até encaminhar a pendência, mas a ligação direta com o órgão competente agiliza o serviço”, aconselha.

Conforme o prefeito, o cidadão deve procurar a Secretaria de Obras e Serviços Públicos no caso de pedido de ampliação de rede. Disse que o interessado deve dar entrada com o pedido no protocolo da Secretaria. Com relação a energia elétrica, o prefeito esclareceu que não só o Eusébio, mas todo o Estado vem sofrendo com problemas como oscilação de energia, corte de carga, problemas no sistema, queima de aparelhos, entre outros. “Para esses casos, os moradores devem ligar diretamente para a Enel, pelo telefone gratuito 0800 2850196,” pontuou.

Ele ressalta que no quesito energia, a Prefeitura só atua na área de ampliação de rede e troca de lâmpadas queimadas. “Nesses dois casos, os moradores devem protocolar o pedido na Secretaria de Obras e encaminhar cópia do mesmo, para esse o Café com o Prefeito para acompanharmos a resolução do problema,” frisou. Disse que se nem a Cagece ou Enel resolverem os problemas, o cidadão pode reclamar diretamente com a ARCE, que fiscaliza os serviços, pelo telefone 0800 2753838.

Com relação ao esgotamento sanitário do município, Acilon frisou que é uma responsabilidade da Cagece até 2035, pois a empresa detém a concessão do serviço no município. “Estamos conversando com a Cagece para que o Eusébio fique 100% saneado. Essa obra de saneamento é conhecida por causar grande transtorno quando está sendo executada, mas o benefício é tamanho e todo o sacrifício será válido, pois resultará em mais saúde para nosso povo. A Cagece tem um plano de saneamento tanto para o Eusébio como para Aquiraz e deve estar realizando os mesmos num prazo de 2 anos”, ressaltou.

Destacou que enquanto a obra não chega, a Prefeitura vem realizando paliativos, como aconteceu no Autódromo, que estava com esgoto nas ruas. “O problema foi resolvido de imediato, mas precisa e algo definitivo. Já na Lagoa das Guaribas, faremos o sistema e as pessoas terão que fazer a ligação do esgoto de suas casas para a rede. Mas já pensando numa forma das famílias não sacrificarem seus orçamentos, iremos disponibilizar recursos para viabilizar essas ligações”.

Ainda com relação às Guaribas e Amador disse que está providenciando uma solução para as áreas que não terão acesso a rede de esgoto. Disse que são 12 casas da parte de baixo que terão uma solução alternativa. Enfatizou que após esse trabalho feito, a Prefeitura vai providenciar a limpeza do espelho d’água da lagoa das Guaribas para que volte a ser lugar de lazer e de pesca. O Prefeito declarou, ainda, que está procurando uma maneira de baratear conta de água e esgoto dos eusebienses e falará sobre essa ideia no próximo programa que será exibido na segunda-feira de carnaval.