Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde concluem Curso Técnico Saúde com Agente

sexta-feira | 08/12/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (8) a solenidade de entrega dos Certificados do Curso Técnico Saúde com Agente. A solenidade foi realizada no auditório da Escola de Formação Neusa de Freitas. O Curso Técnico é direcionado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). O Curso teve a carga horária de 1.275 horas e com duração de dez meses, iniciado em agosto de 2022.

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio reforça a importância da qualificação dos Agentes no atendimento a população eusebiense. “Eles são profissionais de extrema importância para a saúde das famílias no município. E, a conclusão deste Curso Técnico com Agente engrandece ainda mais a participação deles e o cuidado que eles terão com as pessoas das comunidades”, disse.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves, esteve presente na solenidade e parabenizou a todos os concludentes. “Vocês foram capacitados para aprender a interagir. São duas categorias que entram na intimidade das pessoas, entram na casa das pessoas para fazer o seu trabalho. E, o curso permitiu isso e os capacitou para servir melhor as pessoas. Então, é Saúde com a gente e saúde pra gente. Todos vocês estão de parabéns por essa conquista”, disse.

O Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato hibrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do País.

Estiveram presentes da solenidade, o vereador Nildinho, presidente da Câmara Municipal de Eusébio e o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros.