Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Agentes de endemias participam de capacitação sobre imunização antirrábica

sexta-feira | 13/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (13), uma capacitação visando a vacinação antirrábica no município. O momento foi realizado na Câmara Municipal de Eusébio e foi destinado aos 58 agentes de endemias do município e os técnicos do Núcleo de Endemias. A meta é vacinar 100% dos cães e gatos do município, ou seja, 10.684 cães e 4.930 gatos. A campanha de vacinação terá o envolvimento de mais de 100 profissionais da saúde.

A capacitação foi ministrada pelo técnico da Secretaria de Saúde do Estado, Francisco Bergson, especialista em endemias, que falou sobre a raiva animal e a vacina antirrábica. Segundo ele, atualmente quem tem mantido o vírus vivo na natureza são as raposas e guaxinins. Ele destaca que será realizada uma pesquisa no Ceará, com base em uma vacina desenvolvida na Europa para que a imunização seja adaptada aos animais silvestres brasileiros. “Esperamos que a vacina seja adquirida pelo Ministério da Saúde para que possamos estudá-la. Queremos mostrar que, com adaptações, ela pode ser utilizada no Brasil. A imunização será feita através de alimentos colocados nas áreas endêmicas, onde os animais vivem”, disse.

Bergson destacou o processo de adoecimento dos animais cometidos da doença, que segundo ele, não tem cura. Ele observou que a vacina é um único meio de evitar que a doença acometa os animais de estimação. Esclareceu, ainda, como os agentes de endemias devem proceder no momento da vacinação e nas visitas, para detectar animais acometidos pela doença. Após a palestra os participantes tiveram uma aula de campo. O Dia D da Vacinação antirrábica do Eusébio acontecerá no dia 28 de setembro, um sábado, possibilitando assim que os cidadãos levem seus pets para serem imunizados. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a ideia da capacitação é que os agentes de endemias estejam preparados para atingir a meta de 100% dos animais vacinados no município. Ele observa que na próxima segunda-feira, 11 novos agentes de endemias, aprovados na última seleção pública, serão agregados à Secretaria de Saúde e passarão pela mesma capacitação para que possam auxiliar nesse trabalho de imunização no município.