Agentes de Saúde Adolescentes atualizam cadastros de usuários das Unidades de Saúde de Eusébio

terça-feira | 11/08/2020

A Prefeitura de Eusébio, através do projetoAgentes de Saúde Adolescentes (ASA), está realizando a atualização dos cadastros dos usuários das Unidades Básicas de Saúde do município.  Os ASAS estão sendo acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelos Agentes de Endemias, nas visitas às residências para a coletadas informações. Segundo o integrante do projeto, Welly Taylor, os ASAS, durante as visitas, estão utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a propagação da Covid-19 e, realizam as pesquisas sem entrar na casa dos moradores.

Essa é uma atividade extra, já que o atendimento direto aos adolescentes que frequentam os Postos de Saúde diminuiu bastante durante o atual período de isolamento social. Nas visitas às residências são coletados dados como; a quantidade de pessoas que residem e quantas utilizam os serviços das Unidades de Saúde e outros serviços da Prefeitura. Também estão sendo realizadas as atualizações dos Cartões SUS.

O trabalho vem sendo realizado por 14 Agentes de Saúde Adolescentes. “Quando concluímos uma área partimos para outra e a cada semana entregamos o resultado do trabalho feito à Secretaria de Saúde”, disse Welly, que participa do programa há cerca de dois anos e seis meses.   Ele avalia que o ASA é um projeto inovador e um desafio, pois tem como meta trabalhar com o públicoadolescente, que muitas vezes é arredio e não está muito presente na Unidade de Saúde.

Segundo Welly, o adolescente só vai ao posto de saúde quando está realmente doente, pois não vê esses equipamentos como locais de promoção da saúde. “A presença dos ASAS nos postos facilita que o adolescente passe a ver as unidades de saúde com outros olhos e passe a utilizar os serviços de prevenção e promoção à saúde. O nosso trabalho acaba criando um vínculo da unidadede saúde e escola para determinados serviços, trazendo mais esclarecimentos para os adolescentes e desmistificando alguns preconceitos sobre os trabalhos realizados nas unidades”, comenta.

O projeto Agentes Jovens Adolescente (ASA) foi criando pela Prefeitura de Eusébio e chegou a ser reconhecido pelo UNICEF por seu trabalho exemplar junto ao público adolescente. Para ser um ASA há uma seleção que avalia alguns critérios, como:residir no bairro que será atendido por ele; estar estudando e frequentando regularmente a Escola;ter uma determinada média nas notas;disponibilidade de tempo e passar pela capacitação para exercer as funções.

Atualmente as atividades rotineiras realizadas pelos bolsistas do projeto ASA foram suspensas nas Unidades de Saúde, devido a pandemia pelo novo coronavírus. Essas atividades são as seguintes:atendimento aos adolescentes que frequentam as unidades de saúde; prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids, por meio de orientações para o uso correto de preservativos e disponibilização destes para as pessoas que optam pelo sexo protegido. Realizam também o cadastramento de adolescentes nas comunidades de áreas descobertas pelos agentes de saúde para terem acesso aos atendimentos pelo SUS.