Agentes de Saúde de Eusébio atuam na conscientização das famílias para a importância da vacinação

sexta-feira | 10/07/2020

A campanha de mobilização para a ampliação da cobertura de vacinação no município, realizada pela Prefeitura de Eusébio, conta com o apoio de um importante segmento do setor de saúde – os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O trabalho porta a porta realizado pelos agentes tem contribuído para a atualização do cartão de vacina de muitas crianças, mesmo no atual período de isolamento social, onde o contato físico, necessário no trabalho de acompanhamento da saúde das famílias, não vem ocorrendo.

A agente de saúde Cassilda Ferreira, que tem 12 anos de serviços prestados à comunidade,destaca que no atual período, as visitas continuam acontecendo, mas com um diferencial, os agentes não estão adentrando nas casas dos moradores, e realizam o atendimento na porta da rua mesmo. “Solicitamos o cartão de vacina para ver se está tudo em dia. Verificamos que muitas mães estavamtemerosas em relação a levar as crianças para os postos de saúde, nesse período. Mas a situação vem se normalizando, pois estamos fazendo um agendamento da ida delas aos postos para evitar aglomerações. Fazemos um calendário da semana e conseguimos diminuir muito o número de crianças não imunizadas”, frisou.

Ela ressaltou que os atrasos aconteceram numaporcentagem maior entre março e maio, mas isso não chegou a prejudicar a saúde dos pequenos. No momento não estamos tendo o contato físico, por isso não entramos nas casas e nem fazemos a pesagem das crianças. Como temos o contato com muitas pessoas nas ruas e no posto de saúde temos que levar bem a sério essa questão do distanciamento. Temos que garantir nossa saúde, a saúde de nossas famílias e das pessoas que atendemos”, comentou.

Cassilda atua no bairro Santo Antônio, no atendimento de 190 famílias. O bairro foi um dos mais atingidos com casos de Covid-19, registrando sete óbitos. Ela pontua que o posto do bairro é um dos que mais testa, por isso o grande número de casos confirmados. Mas admite que no início ocorreu um relaxamento por parte da comunidade que tinha resistência a manter os cuidados necessários. “Depois verificamos que muitos acordaram e passaram a ter mais cuidado. Mas o trabalho de educação em saúde não é fácil. Vamos de casa em casa orientamos sobre os cuidados, mas vemos muitas pessoas descrentes. O mais resistentes são as crianças e adolescentes, que não estão em período de aula e circulam livremente sem proteção nas ruas, e na maioria das vezes levam o vírus para dentro de suas casas,” avaliou.

Ela enfatiza que muitos casos de Covid nem chegaram a ser registrados porque as pessoas não se dirigiram aos postos, e que alguns casos de óbitos ocorreram porque os pacientes só procuraram ir em busca de auxilio quando a situação já estava grave.

Outra agente de saúde que prefere não se identificar, que atua no Centro, disse que o trabalho do agente de saúde é muito importante para a redução da mortalidade materno-infantil. “Acompanhamos desde a gestação a tododesenvolvimento da criança. Todo mês fazemos a visita, acompanhamos o pré-natal e quando a criança nasce continuamos com esse acompanhamento uma vez por mês. Uma das coisas que a gente tem obrigação de olhar é ao cartão de vacina. Todo mês agente verifica se a mãe levou para fazer a vacina, orientamos sobre amamentação, sobre higiene e cuidados com as crianças. Com relação as vacinas, as mães me ligam e vejo o melhor horário com elas e aviso ao posto, minha área está quase 80% com a vacinação em dia.