Agentes de Saúde e de Endemias se engajam na campanha pelo Registro Civil no Eusébio

terça-feira | 15/01/2019

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) se engajaram na II Campanha pelo Registro Civil, que vem sendo realizada pela Prefeitura de Eusébio. Na manhã desta terça-feira (15), eles participaram de um encontro no Auditório da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), com a presença dos membros do Comitê Municipal de Articulação para a Promoção do Registro Civil de Nascimento, e da primeira-dama Marta Gonçalves, incentivadora da ação.

O envolvimento dos ACS e ACEs, segundo a primeira-dama, é fundamental para que a campanha atinja a maior parte da população de Eusébio. Além desse trabalho de regularização documental dos eusebienses, os agentes que atuam diretamente nas comunidades, divulgarão também outros projetos, como as campanhas de vacinação, aleitamento materno, prevenção da gravidez na adolescência e notificações de situação de risco para crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar, entre outros.

O evento foi aberto pela enfermeira Nelci Bezerra, que participa do Comitê Municipal, que falou sobre a campanha e seus objetivos. Ela destacou que atualmente toda criança nascida na Maternidade do Hospital Amadeu Sá, já sai documentada, mas há necessidade de realizar uma buscativa das que não possuem o documento.

A enfermeira Inês Said, diretora do Hospital Amadeu Sá, destacou o trabalho realizado pelo Hospital, que oferece o parto humanizado, conta com o posto de coleta de leite materno e recebe visitas das gestantes ao Hospital, quando elas recebem orientações sobre o parto normal e a amamentação até os seis meses de vida. Inês pontuou que as mães são orientadas da impotência de sair do hospital já com o CPF, o Documento de Nascido Vivo e o Registro de Nascimento, “pois vai poupá-la de muito trabalho”.

Makciel Castro, do Conselho Tutelar, falou do papel do organismo e destacou a gratuidade do documento do Registro Civil, ou Certidão de Nascimento, para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Ele se pronunciou sobre o papel dos agentes de notificarem o Conselho sobre desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes. Segundo ele, os agentes podem orientar também os pais a regularizarem o documento dos seus filhos. “Pela lei, quem não tem o registro não pode ter acesso a serviços públicos, a escola, a saúde, a tirar os demais documentos”, afirmou.

Falou, ainda, sobre a realização do teste de DNA, que segundo ele, é caro, mas por solicitação do Conselho Tutelar é possível ser feito gratuitamente através da Defensoria Pública ou Ministério Público. O exame é determinado pela Justiça para a comprovação da paternidade. Falou ainda sobre diversos outros pontos, como a segunda via dos documentos, a perda de documentos e se pais presos podem registrar os filhos.

Em seguida, a enfermeira Rita Alexandrino falou da cobertura vacinal no Eusébio, que segundo ela, ficou abaixo da meta em 2018 e a tendência continua neste ano. “Precisamos do apoio de vocês para melhorar esse índice”, frisou. Ela falou, ainda, sobre o recebimento de poucas doses por parte do Governo Federal e de pessoas de outros municípios que se deslocam até o Eusébio para serem imunizadas.

Foi falado, em seguida, sobre o trabalho feito no Hospital com as gestantes, com relação a orientações sobre o parto natural, amamentação, cuidados e higiene com a criança, que são dadas nas visitas das gestantes e acompanhante ao hospital. Nelci Bezerra, coordenadora da Saúde Básica destacou a realização das oficinas nos Postos de Saúde que tratam sobre diversos assuntos, entre eles, a prevenção da gravidez na adolescência.

A primeira-dama Marta Gonçalves agradeceu a presença de todos no encontro e pediu a cada agente de saúde e de endemias que colaborem com esse trabalho, “que cada um saia daqui com esse sentimento de cuidar e de proporcionar que cada criança do Eusébio tenha o direito de existir, Precisamos muito de vocês, pois são vocês que nos representam quando visitam a casa de cada morador da cidade. Vamos todos juntos garantir o direito de cada criança e cada adolescente desse nosso Eusébio”, concluiu.