Agentes do Programa de Redução de Vulnerabilidade (PRV) de Eusébio visitam residências para coleta de dados

segunda-feira | 29/01/2024

O Programa de Redução de Vulnerabilidade (PRV) de Eusébio iniciou após a Conferência Municipal de Saúde realizada na Fiocruz Ceará quando, à época, o então coordenador da instituição, Carlile Lavor, questionou sobre as estatíticas de pessoas em situação de vulnerabilidade no município e como a situação era enfrentada.

Pensando nisso, a Prefeitura de Eusébio decidiu iniciar o Programa de Redução de Vulnerabilidade (PRV) de Eusébio, que tem o objetivo de realizar o levantamento situacional para subsidiar políticas públicas intersetoriais relevantes ao enfrentamento das vulnerabilidades; propor políticas públicas pautadas em evidências; desenvolver atividades relacionadas a redução da vulnerabilidade em todo o território municipal nas suas mais diversas representações e elaborar conjuntamente com as demais secretarias o plano municipal de redução da vulnerabilidade decenal.

O levantamento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), através dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias e pelos alunos da Escola de Promoção à Vida (EPV) através de questionários aplicados por meio de aplicativo de celular. Ao todo, 150 pessoas entre agentes de endemias, agentes de saúde e os alunos da Escola de Promoção da Vida (EPV) são responsáveis pela coleta de dados nas residências.

Micheline Said, Assessora Especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, destaca a importância do moradores de Eusébio receberem as equipes do PRV em suas residências e condomínios. “As equipes do Programa de Redução de Vulnerabilidade tem tido um trabalho desafiador. Nem todos os moradores aceitam receber as equipes, mesmo eles estando caracterizados com a camisa e crachá do programa. Nós temos a parceria com a Secretaria de Saúde, que tem ajudado muito nessa empreitada disponibilizando os agentes de saúde. Mas, faço um pedido aos moradores que os recebam porque precisamos concluir a coleta de dados dos questionários e concluir o relatório situacional do município. Acreditamos que até o final de fevereiro ou março teremos concluído”, disse.