Ala COVID-19 do Hospital Amadeu Sá já contabiliza cinco altas em menos de uma semana de funcionamento

segunda-feira | 22/03/2021
A Ala conta com 10 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. e uma equipe treinada para atender as demandas dos pacientes (PME/Divulgação)

Inaugurada no dia 15 de março passado, a Ala COVID-19 do Hospital Municipal Amadeu Sá vem funcionando e atendendo de modo gradual as demandas por leitos hospitalares. Hoje, a Ala está com x pacientes internados. O setor, criado pela Prefeitura de Eusébio, em esforço conjunto com o Governo do Estado, vem atendendo os pacientes  que necessitam de hospitalização com relação a doença. A Ala conta com 10 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.

Logo no dia da abertura dos leitos, a Ala COVID-19 do Hospital Dr. Amadeu Sá  recebeu os  seis primeiros pacientes, sendo três na UTI e três na enfermaria. Até esta segunda-feira (22), as altas hospitalares já somam 5 (cinco) pacientes que se recuperaram adequadamente da doença e retornaram ao convívio familiar.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros, a ocupação dos leitos tem sido gradual, estando hoje com quatro pacientes na UTI e outros cinco em leitos de enfermaria na clínica de isolamento. Ele observa que o Hospital, também, já se prepara para iniciar o uso capacete Elmo, para atendimento de pacientes com problemas respiratórios que ainda não foram intubados. “Outra informação importante: dos dez leitos de UTI, hoje cinco receberam adequação para se houver necessidade, o paciente realizar hemodiálise”, pontua.

Nesta terça feira, 22/03 está prevista a vista de uma equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado a Ala COVID do Amadeu Sá, para dentre outras tratativas alinhar a capacitação da equipe para a utilização do capacete Elmo, numa parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado.

O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiros destaca as primeiras altas da Ala COVID-19 do Hospital Amadeu Sá, ocorridas neste fim de semana, sendo uma no sábado e quatro no domingo, de um paciente que estava na UTI e quatro na enfermaria. “Pacientes que estavam internados na Unidade Respiratória do Hospital Dr. Amadeu Sá receberam alta e retornaram ao convívio dos seus familiares,” disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves destacou o empenho da equipe de enfrentamento da COVID-19, seja nos postos de saúde, na UPA, no Hospital Amadeu Sá além das equipes volantes, que estão trabalhando casa a casa, para combater a pandemia e reduzir a  perda de vidas no município. “Na sexta-feira mesmo sendo ponto facultativo do Dia de São José, trabalhamos com seis unidades básicas: da Lagoinha, Parque Havaí, Mangabeira, Timbu, Santo Antônio e Jabuti 20. Todas essas equipes trabalharam atendendo casos de suspeita de COVID fazendo teste de Swab. Tivemos uma equipe fazendo a entrega de medicamentos e orientando as pessoas. Lembrar a população que mesmo que tenha contato com uma pessoa com COVID, só compareça ao posto se apresentar algum sintoma para fazer o exame. Dessa forma evitaremos qualquer aglomeração”, afirmou o prefeito.

Alta de paciente ocorrida no ultimo sábado e a alegria dos funcionários que o trataram