Aluno da rede municipal de ensino representará o Ceará em Brasília

segunda-feira | 11/11/2013

O aluno do 6º ano da Escola Elisbão Pio, Jhonatan Lucas Barbosa Silva, de 11 anos, vai representar o Estado do Ceará na Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília entre os dias 23 a 29 deste mês. Ele foi um dos vencedores da disputa que envolveu 124 municípios durante a Conferência Estadual realizada no início deste mês.

A Conferência Infanto-Juvenil tem como tema neste ano “os quatro elementos”, sendo que os trabalhos devem ser elaborados com base nessa temática. Jhonatan apresentou um projeto sobre economia de energia na escola e na comunidade. O aluno propõe mudanças científicas e de atitudes com o objetivo de se economizar energia. Ele cita a adoção de alternativas para produção de energia para as comunidades, através de energia solar, eólica e propõe a utilização da luz natural, durante o dia, com o objetivo de se economizar energia.

O trabalho inclui algumas medidas que poderão ser tomadas pelo bairro onde Jhonatan reside, o Cararu, e sua Escola, a Elisbão Pio. Ele sugeriu ainda mudanças na estrutura da unidade escolar e no hábito das pessoas, indicando a necessidade de se desligar as luzes após as aulas, a colocação de telhas de vidro ou telhas feitas com garrafas pet, a realização de palestras com a comunidade para falar sobre a conomia de energia, caminhadas, criação das campanhas “Telha de vidro” e “Nossa energia dos ventos”, entre outras ações.

“Jhonatan é mais um aluno do Eusébio que se destaca nacionalmente e isso é fruto de uma política pública que estamos implementando com firmeza, visando dar as nossas crianças e jovens uma educação de qualidade que incentive a consciência crítica e o protagonismo juvenil”, destaca o Prefeito Júnior.

Já a Secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde Santos, observa que além do trabalho de Jhonatan, o Eusébio teve outro apresentado na Conferência Estadual que ficou muito bem colocado, que tratou sobre a Água que foi apresentado pela Escola Izídio José Campina. “A classificação de Jhonatan, muito nos alegra e mostra que estamos no caminho certo em possibilitar aos nossos alunos todas condições para que tenham uma educação que priorize o seu desenvolvimento em todos os níveis”, destaca.