Alunos de Eusébio conhecem a história e o patrimônio do município, nos 30 anos de sua emancipação

terça-feira | 23/05/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (23) uma visita guiada por locais turisticos da cidade, com a participação dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Neusa Freitas de Sá. Na segunda-feira, a vez foi dos alunos da Escola Raul Tavares II. A atividade faz parte do projeto “Eusébio: nossa cidade, nossa história”, realizada pelo Departamento de Ensino Fundamental II, nas disciplinas de História e Geografia. O projeto será realizado nos meses maio e junho, em comemoração aos 30 anos de emancipação política do Eusébio, que transcorre no dia 19 de junho.

O passeio turístico traçou a seguinte rota: Autódromo Internacional Virgílio Távora; Câmara Municipal, Centro Cultural/Eusebelém. Polo de Lazer – Praça Francisco Ivens de Sá Dias Branco; Mercado Central do Eusébio, Igreja Matriz, Lagoa da Precabura, Rio Pacoti/ Cai n’água. As visitas guiadas, vão atender, ainda, os alunos das escolas: Santa Clara (dia 24), São Miguel (dia 25), Evando Ayres de Moura (dia 26).

O projeto, segundo a professora Helena Menezes, assessora pedagógica e responsável pela programação, tem por objetivo aprofundar a história do município, valorizar seu patrimônio e fortalecer a cidadania. “É de suma importância que os alunos conheçam os aspectos gerais sobre o lugar onde vivem para assim valorizarem sua terra”, frisou. Ela observa que através de um trabalho direcionado, a intenção é levar os alunos a descobrirem, o seu município e suas particularidades, seu relevo, sua hidrografia e outros aspectos que muitas vezes passam despercebidos.

A Secretária de Educação, Goretti Martins, destaca a importância dos alunos participarem das atividades para que conheçam os avanços, as dificuldades e o desenvolvimento da qualidade de vida do lugar onde moram e, mostrar que sua participação é importante para construir um município cada vez melhor. “O aluno vai compreender a importância de conhecer a história do município em diversos aspectos culturais, sociais, geográficos construindo a cidadania e realizando a identidade cultural de forma consciente e atuante”, detalha.

Além das visitas guiadas, os alunos participarão, ainda, de palestras, debates e seminários, elaboração de poemas sobre a história do município, pesquisa sobre a origem do nome do município e sua história; estudo comparativo como era o município na época da emancipação, e como ele é agora; identificar e conhecer os Poderes Legislativo e Executivo do município, bem como quem faz parte deles; realização de trabalhos como frases, desenhos, painéis, textos, banners e maquetes; dramatizações, entre outras.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que já existem alguns projetos nas escolas que trabalham com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formação de seu senso crítico, entre eles estão: A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM VIDA), Programa de Educação contra a Exploração do trabalho da criança e do adolescente (Peteca); Programa Saúde Escolar (PSE), Escola Sustentável, Núcleo de Participação e Desenvolvimento do Adolescente, entre outros.

A avaliação dos trabalhos apresentados durante as atividades, será feita continuamente, tendo como principal veículo, o relato pessoal, através de discussões, exposições de ideais e opiniões.