Alunos do Ensino Fundamental 1 de Eusébio participam da Olimpíada Mirim de Matemática

terça-feira | 30/08/2022

Os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais (do 2º ao 5º ano) da rede municipal de ensino de Eusébio participam da Olimpíada Mirim – OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os alunos através de uma prova realizada em duas fases testam seus conhecimentos matemáticos. A iniciativa, que está em sua primeira edição, é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005 pelo IMPA.

A Olimpíada Mirim é composta por duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha, que acontece nesta terça-feira, 30. Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

Esta é a primeira competição científica nacional da área voltada para alunos tão jovens. Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP – Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender as crianças do 2º e do 3º ano. O objetivo da olimpíada é transformar a relação das crianças com a disciplina e mostrar que a  matemática pode ser divertida.