Alunos do Namme/Apae concluem Oficina de Corte de Cabelo e Barba

quarta-feira | 31/05/2023
A solenidade aconteceu na sede do Namme. Fotos: Jully Lioba/PME

Os alunos do Núcleo de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência de Eusébio (NAMME) e da APAE concluíram a 1ª Oficina de corte de cabelo e barba realizada no Centro de Profissionalização Inclusiva para pessoas com Deficiência (CEPID), em Fortaleza. Ao todo, treze alunos iniciaram a Oficina, no entanto, apenas 10 concluíram a capacitação. A capacitação é uma ação da Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRA) e em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará.

Elieuda do Vale, coordenadora do Namme, destaca a importância da Oficina para os alunos do Namme/Apae. “Eu acredito que esse projeto seja só o início de uma grande história aqui no município. Eu vejo com muita felicidade a realização da Oficina, por que teve uma logística e organização para isso. As aulas foram muito importantes para eles, visto que os nossos alunos se sentiram acolhidos. As oficinas e cursos servem para eles trabalharem a questão da independência e serem realmente capazes de fazer”, destacou.

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRA) sempre busca oportunidades para o aprendizado dos eusebienses. Segundo a titular da pasta, Patrícia Studart, a participação das mães dos alunos foi importante para incentivar seus filhos. “Se não fosse as mães guerreiras,esses meninos não teriam chegado até aqui. É um desafio grande e diário de todos nós que buscamos oportunidades para todos os eusebienses. Na maoria das vezes dependemos de outras instâncias para a realização de cursos e qualificações”, disse.

Segundo Wanderson Teles, instrutor da Oficina de Corte, cabelo e Barba foi uma experiência enriquecedora. “Ministrar essa Oficina foi uma experiência surreal na minha vida.Os alunos me surpreenderam com sua dedicação. Foi um ótimo aprendizado com eles e espero ter outra oportunidade de estar com eles”, disse Wanderson Teles, instrutor da Oficina.

A solenidade contou com a presença da primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves, que tem destacado a importância de dar oportunidade para que todos possam mostrar seus potenciais.