Alunos do NAMME participam de solenidade que reconheceu empresas que praticam inclusão social

terça-feira | 03/01/2023
Alunos atendidos pelo NAMME participaram da solenidade (Foto: PME)

Alunos atendidos pelo Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), da Prefeitura Municipal de Eusébvio, participaram, no dia 28 de dezembro passado, no Palácio da Abolição, de solenidade de entrega do selo “Empresa Completa, Empresa que Inclui”, que homenageou empresas que praticam inclusão e responsabilidade social no Estado. Catorze instituições instaladas no território cearense receberam a premiação por terem inserido pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. A iniciativa do Governo do Ceará, ocorreu por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Na oportunidade, alunos do NAMME deram seus depoimentos sobre a participação no curso de Assistente Administrativo realizando pelo SINE/IDT de Eusébio e entregaram um presente de agradecimento para a Governadora Izolda Cela. O curso contou com a participação de 10 alunos do NAMME. A nível nacional, o Ceará ficou em segundo lugar como o estado que mais inseriu pessoas com deficiência no mercado de trabalho – 1.172 trabalhadores, ficando atrás apenas do Paraná. Ao todo, 332 empresas contrataram esses profissionais para 87 ocupações. Os dados são referentes ao ano de 2021.

Há 31 anos o Ceará atua na ocupação das vagas de emprego por esse público com o Atendimento Especializado à Pessoa com Deficiência do SINE/IDT. Ele surgiu com a finalidade de ser um elo entre as empresas e os profissionais. Desde 1991 até outubro de 2022, cerca de 33 mil trabalhadores com deficiência foram inseridos no mercado de trabalho pelo IDT/SINE, que possui atendimento especializado na Unidade do Centro, mas atende pessoas com deficiência em toda sua rede.

Além de buscar vagas de emprego, o IDT possui o Projeto de Qualificação Social e Profissional para Pessoas com Deficiência, em parceria como Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é aperfeiçoar as qualidades e habilidades do trabalhador, por meio da realização de cursos de qualificação profissional. O projeto tem cursos com duração de 104 horas/aula, na modalidade presencial, nas áreas de assistente administrativo, operador de caixa, teleoperador, estoquista e auxiliar de limpeza.