Alunos franceses conhecem terapia integrativa realizada pelo CAPS AD de Eusébio

quarta-feira | 28/02/2018

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) de Eusébio recebeu nesta quarta-feira (28) a visita dos alunos do Instituto Regional de Saúde e Educação Social Provença Alpes Costa Azul/Cruz Vermelha Francesa e a coordenadora do curso, Severina Pasticcio, que conheceram a roda de Terapia Comunitária Integrativa desenvolvida pelo Centro. A comitiva é originária da cidade de Marselha (França) e veio ao Ceará conhecer o método, que tem por base os estudos do educador Paulo Freire. O Prefeito Acilon Gonçalves esteve presente no evento. Ele deu boas vindas ao grupo e destacou o trabalho de resgate de dependentes de drogas realizado pela Prefeitura.

Segundo a assessora especial de Política Sobre Drogas, Micheline Said, a roda de terapia comunitária no CAPS – AD Eusébio é realizada uma vez por mês, através de parceria firmada com a Assessoria Especial de Política Sobre Drogas. “Essa prática coletiva de cuidado foi implementada no município através do Programa Juventude em Ação, desenvolvido pelo Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da Secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará”, disse Micheline.

Segundo a coordenadora do SIP, Miriam Barreto, existe dois tipos de terapia. Um é conhecido como roda aberta, onde o tema que vai ser conversado é escolhido. A outra é a chamada de roda temática, onde o tema pode estar relacionado com uma problemática vivida pelo grupo. “Em todo tempo da roda temos o momento de falar e de ouvir. Aqui não existe sermão e nem ninguém para dizer o que é o certo ou o errado”, disse.

A terapia é entremeada por músicas tocadas pelos próprios pacientes, além de dinâmicas. Em seguida, o tema da conversa é indicado: Qual o problema vivenciado na vida, já superado, que deixou uma lição? Alguns pacientes socializaram suas experiências para os presentes.

O prefeito Acilon Gonçalves foi convidado a falar aos presentes. Dando boas vindas aos visitantes, ele destacou o apoio dado pela Prefeitura nas mais diferentes promoções de saúde, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo CAPS AD. Ele observou que em 2009, quando em todo o país se afirmava que o trabalho de políticas sobre drogas poderia ser feito apenas por um conselho, o Eusébio ousou e criou a primeira Assessoria de Políticas Sobre Drogas do Ceará. “Desde então temos nosso trabalho reconhecido na recuperação dos dependentes, finalizando com sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho. Quero agradecer aqui a Micheline Said, assessora especial de Políticas sobre Drogas que tem se empenhado por cada um de vocês”, frisou.

Pratica complementar

Micheline Said observa que a Terapia Complementar Integrativa é uma ferramenta complementar ao tratamento realizado pelo CAPS junto aos adictos (ex-dependentes) baseado no método Paulo Freire. “Esse trabalho é estudado pelos alunos franceses, que vieram conhecer in loco aqui conosco como ele funciona,”, disse.

A roda tem a finalidade de aliviar o sofrimento, aumentar a autoestima e formar redes sociais solidárias. “Dentre as demandas, são comuns casos de depressão e angústia. Após participar das reuniões, e perceber sua história semelhante à de outros, se junta ao grupo na busca de formas para superar seus problemas”, relata.