Alunos são certificados em programa de combate às drogas

quinta-feira | 12/12/2019

Duzentos e cinquenta e dois alunos das Escolas Santa Clara, Izídio José Campina e São Miguel foram certificados, nesta quinta-feira (12), pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em evento realizado no auditório da Fiocruz. A solenidade contou com as presenças da secretária de Educação, Goretti Frota; do comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, TC Gilvan Araújo, diretores, coordenadores, professores e pais dos alunos.

O primeiro-sargento da PM, Alexandre, representando a Assessoria de Polícia Comunitária que coordena o Proerd, destacou que os policiais têm o privilégio de sair de suas casas para poder cuidar das pessoas e o Proerd tem como intuito fazer que as crianças tenham o poder de escolher entre o mal e o bem. “O melhor é fugir das drogas, das violências e de ser cidadão”, asseverou.

Em seguida, alunos leram as cartas que fizeram sobre o Programa e receberam medalhas de honra ao mérito. O momento posterior foi o do depoimento dos pais de alunos sobre a importância do programa para os filhos. O senhor Francisco Gonzaga disse que o Proerd é um programa é muito bom, mas não valerá de nada o aprendizado, se os pais não apoiarem os filhos. Já a senhora Raquel afirmou que o Proerd foi um divisor de águas para seu filho Manoel, aluno da Escola Santa Clara. “agora ele sabe distinguir o certo do errado”, afirmou.

O cabo PM, Leandro Pereira da Silva, instrutor do Proerd, agradeceu os presentes, a Prefeitura de Eusébio e a Secretaria de Educação pelo apoio dado na realização do projeto. Já a secretária Goretti Frota parabenizou a Polícia Militar pelo bonito trabalho junto aos alunos, orientando e esclarecendo sobre um tema tão necessário nos dias atuais.

Ela destacou o trabalho do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) que coordena os projetos voltados para o corpo discente. “O Eusébio ao longo dos anos vem priorizando o combate e prevenção às drogas e a violência com vários programas, mas nada disso terá resultado sem o envolvimento e apoio dos pais. A família tem que estar junto”, ressaltou.

O comandante do 15º Batalhão da PM, TC Gilvan Araújo, disse que as vezes o programa é mal interpretado pelos pais, que temem que os filhos estejam correndo riscos nas comunidades por participarem do Proerd. “É triste ouvir isso, mas na verdade estamos aplicando uma vacina para que eles possam dizer não. Ao término do curso, os filhos acabam orientando os pais. Além das drogas ilícitas tem as drogas lícitas, como bebida alcoólica e cigarro, que são prejudiciais à saúde. Portanto é preciso dizer não também a elas. O certo é o certo e o errado é errado”, concluiu.

Na continuidade do evento, os alunos fizeram o juramento do Proerd: “Prometo evitar a violência, resistir às drogas, respeitando o semelhante para termos uma sociedade mais justa, sadia e feliz.” Foram entregues simbolicamente os certificados de conclusão do curso para três alunos: Manuel Garcia Neto (Escola Santa Clara); Maria Isabele Monteiro (Izídio José Campina) e Antônio de Jesus Sousa Pereira (São Miguel).

Os presentes receberam a visita da mascote do Proerd, o Leão DARE, que fez todos dançarem ao som do tema do programa. A coordenadora do DAE, Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), destacou o trabalho realizando durante o ano junto com o Proerd e destacou que outros projetos também vêm auxiliando no protagonismo juvenil, como a Rádio Escola.

Ela convidou a professora Lúcia Baltazar, coordenadora do projeto, para se pronunciar e ela fez uma homenagem ao aluno Luís Fernando, cerimonialista do evento, que no próximo ano entrará no ensino médio. “Ele, desde 2016, participa do projeto, tendo realizado diversos programas de qualidade, entrevistou o prefeito e secretários e hoje eu entrego esse certificado de honra ao mérito e uma medalha a ele, como radialista do ano de 2019”, enfatizou. Em seguida o evento foi encerrado novamente ao som da música tema do programa.O prefeito Acilon Gonçalves agradeceu à Polícia Militar pela parceria que vem acontecendo há 13 anos no Eusébio e afirmou que a cada turma formada pelo Proerd, a cidade vem aumentando a barreira positiva contra o mal das drogas e da violência. “O grande compromisso dos alunos agora é multiplicar o que aprenderam nesses seis meses, em casa e junto à comunidade. Eles são os verdadeiros agentes de transformação da nossa sociedade”, concluiu.