AMMA atende ocorrência para conter queimada juntamente com o Corpo de Bombeiros

quinta-feira | 29/08/2019

A equipe de fiscalização da Autarquia do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Prefeitura de Eusébio, está em alerta diante dos casos de queimadas crescentes no município. Nesta semana, a equipe atendeu uma denúncia de queimada no bairro Coité e esteve no local juntamente com o Corpo de Bombeiros, que atuou na contenção do fogo. A AMMA solicita maior atenção da população para que nesse período de ventos e calor, redobrem os cuidados para evitar queimadas, que podem se alastrar causando riscos e danos para todos da cidade.

Queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que, às vezes, pode descontrolar-se e causar incêndios. A AMMA alerta a população para que em casos de incêndios, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros, que atende pelo telefone 193, para que o fogo seja controlado.

Em seguida, a AMMA deve ser acionada para identificar o responsável pela queimada, podendo notificar, autuar ou multar, dependendo do caso. Os cidadãos podem manter contato com a AMMA pelos telefones: 3260 3663, 3260 3615, 3260 3836 e pelo WhatsApp 085-981598619, ou através dos e-mails: ouvidoriaamma@gmail.com e amma_ouvidoria@eusebio.ce.gov.br

O prefeito Acilon Gonçalves diz que apesar dos alertas da Prefeitura, através da AMMA, muitas pessoas persistem na prática das queimadas, principalmente em sítios para a limpeza do terreno. Pontua que as pessoas não sabem, porém, que a queimada é crime ambiental, previsto nas legislações Municipal, Estadual e Federal. “O uso indevido dessa prática é prejudicial a saúde e pode causar irritação nos olhos, tosse, alergia e intoxicação”, conclui.