AMMA divulga projetos exitosos em “Blitze Ambientais” no Centro e Mangabeira

quinta-feira | 06/02/2020

O Dia do Agente Ambiental comemorado nesta quinta-feira (6), foi marcado com uma ação educativa no Eusébio, mais precisamente nos bairros Centro e Mangabeira. O presidente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Túlio Studart, participou da atividade realizada na Avenida Eusébio de Queiroz, em frente a sede do NAEC, quando fez a entrega de matéria informativo de alguns projetos realizados pela AMMA, entre eles a Coletiva Seletiva de Resíduos Sólidos. “Sentimos uma boa receptividade dos cidadãos, os de Eusébio já conheciam o projeto, já os de outros municípios ficaram encantados e levaram o material informativo para solicitar o serviço à prefeitura de suas cidades”, disse. A Blitz foi realizada em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

Túlio destaca que o Eusébio é o único município do Nordeste com coleta porta a porta dos resíduos recicláveis. “Diferentemente dos demais municípios que possuem ecopontos, fazemos a coleta nas residências, o que traz mais comodidade aos moradores que não precisam se deslocar de suas casas para fazer o descarte. Os motoristas também ficaram surpresos ao saberem que o no Eusébio 100% dos bairros são atendidos pelo sistema, o que dá uma garantia de ganho real para 20 famílias de catadores que participam da coleta, através da Associação de Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio (ACCEU)”, disse.

Outro projeto de destaque que foi divulgado na Blitz Ambiental Educativa foi o APPAMMA. “No APP as pessoas podem consultar todos os serviços realizados pela Autarquia, desde manutenção de praças, dias da coleta seletiva, e da coleta convencional,alvarás de funcionamento, Habite-se, licença ambiental, de operação e instalação e o mais importante, é que o cidadão pode dar entrada em seu processo no conforto de sua casa ou do escritório”, enfatizou.

Destaca que para ter acesso a esse serviço, basta o cidadão acessar o link do DATAGED pelo endereço http://amma-dataged.dynns.com/ e preencher uma ficha de atendimento com as informações completas, cadastrar o e-mail, telefone e anexar a documentação. “Logo após o usuário receberá um e-mail com sua senha para acessar o sistema e acompanhar o tramite do processo”, frisou.

Presentes a blitz no Centro, a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stella Barros e a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, destacaram o caráter educativo da abordagem. “Alguns motoristas tiraram duvidas sobre os projetos e receberam um calendário com os dias de coleta em seus bairros”, disse Stella Barros.

Jaíres Lima afirmou que a coleta tem obtido uma melhora significativa com os moradores auxiliando na separação correta dos resíduos e na limpeza dos materiais antes de colocá-los nos sacos de ráfia. Destaca que será ampliada a ação das escolas para que a separação siga de forma mais ordenada por parte dos alunos.

O prefeito Acilon Gonçalves enfatiza que o Executivo vem realizando ações sempre visando a melhoria e o bem-estar da população, principalmente no tocante a utilização da tecnologia em prol da coletividade. “Adotamos esse APP que vem facilitando o tramite de vários processos. Por isso fazemos a divulgação de forma maciça para que todos conheçam esse sistema e se beneficiem dele”, argumenta.

Quanto a coleta seletiva, disse que o objetivo é melhorá-la cada vez mais, tanto na pontualidade, quanto no aproveitamento ao máximo do material recolhido. “Por isso, pedimos a população que faça o descarte correto, colocando apenas material limpo e indicado nos sacos, evitando assim transtornos no momento da separação. Assim estará colaborando para o sistema ser mais ágil beneficiando toda a cidade”, pontuou.