AMMA e catadores recebem capacitação sobre a Política de Resíduos Sólidos

segunda-feira | 24/07/2017

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Prefeitura Municipal de Eusébio, participou através das Coordenadorias de Educação Ambiental e da Coleta Seletiva, da capacitação de catadores de resíduos sólidos do município. O curso, segundo Stella Barros, coordenadora de Educação Ambiental tratou de temas como a legislação da associação, deveres e direitos dos catadores.

Participaram da capacitação cinco catadores, a coordenadora da Educação Ambiental, Stella Barros e a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaíres Lima. A capacitação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) tem como propósito o desenvolvimento e execução do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos nas três Bacias Hidrográficas Estratégicas do Estado do Ceará (Acaraú, Metropolitana e Salgado), com recursos do Banco Mundial.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, os participantes serão multiplicadores do curso para os demais catadores da cidade. Detalha que o trabalho visa a implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da adoção de práticas de coleta seletiva dos diversos tipos de resíduos urbanos. Diz que a intenção é instruir os catadores de materiais recicláveis sobre os processos de coleta e manejo de resíduos sólidos, coisa que já é realizada no município.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a capacitação otimiza o trabalho de coleta seletiva no município, já que os catadores foram orientados sobre os aspectos jurídicos e contábeis de cooperativas e associações. O programa prevê ainda três rodadas de reuniões regionais para conhecimento do projeto, planejamento das ações e consolidação dos Planos Regionalizados. O projeto será desenvolvido até dezembro deste ano.