AMMA encerra o evento Eusébio Sustentável com oficinas de reciclagem e eventos culturais

segunda-feira | 03/07/2017

A Prefeitura do Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), encerrou nesta sexta-feira o evento “Eusébio Sustentável”, que mobilizou o município durante este mês de junho. O local escolhido foi o Mercado Central do Eusébio, que chegou ao seu 12º aniversário. A programação começou com o programa Saúde, Bombeiros e Sociedade que realizou uma aula de aeróbica com cerca de 120 participantes do Núcleo do Eusébio.

A coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, propôs, após a atividade, que todos se empenhem para que o material reciclado que for gerado em suas residências, seja levado para o Mercado. “Vou fazer a mesma proposta para os outros núcleos e depois será analisado qual se empenhou mais nessa tarefa”. O material será empregado em oficinas ou doado para o Projeto de Coleta Seletiva do Município.

A coordenadora do Núcleo da Sede do programa Saúde, Bombeiros e Sociedade, Eliane Coutinho, disse que se trata de um projeto social que oferece malhação, o lado social, passeios e auxilia as pessoas com doação de roupas e alimentos. “No Estado, são 342 grupos e quase 40 mil participantes. No Eusébio, são cinco núcleos – Centro, Santo Antonio, Tamatanduba, Mangabeira e Cauaçu, com cerca de 400 pessoas, só no mercado somos 130”, frisou.

Durante o evento, a AMMA realizou, em parceria com a Associação dos Artesões do Eusébio (AARTE), uma oficina de artesanato com material reciclado que foi doado pelas escolas, e órgãos públicos. “Fizemos a divulgação nas escolas e secretarias sobre esse momento e tivemos um bom resultado.” A oficina foi realizada também no Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

A presidente da Associação dos Artesões do Eusébio (AARTE), Madalena Marques, afirmou que a oficina foi aberta ao público, em geral, e teve também como finalidade conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente através da reciclagem. “O material, que seria jogado no lixo, vira uma

caixinha de presente; uma bolsinha; um porta treco; uma taça; um enfeite de aniversário. Tudo isso é possível fazer dentro da reciclagem.

Segundo Madalena, a AARTE existe desde 2005 e conta com cerca de 50 associados, englobando todo o tipo de artesanato. Além da participação eventos, realizados pela Prefeitura a associação disponibiliza dez boxes no Mercado Central, onde os associados podem comercializar seus produtos, seguindo um cronograma disponibilizado pela Associação.

A programação foi abrilhantada com a presença da Banda Sinfônica co Eusébio que apresentou diversos números e os grupos de Dança e Teatro do Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC), que fizeram apresentações com o tema, “Os quatro elementos”.