AMMA implanta Agenda Ambiental em mais dois órgãos públicos

segunda-feira | 23/09/2019

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) realizou a implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) na Câmara Municipal de Eusébio e na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz. A Agenda objetiva estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

A ideia é que os órgãos públicos participem do esforço da administração municipal de trabalhar a sustentabilidade de forma mais efetiva. A A3P foi lançada no Eusébio durante a Semana do Meio Ambiente deste ano e já foi implantada também em 12 escolas, na AMMA, no Núcleo de Artes, Educação e Cultura (NAEC) e na Guarda Municipal.

Na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, a atividade foi coordenada pela educadora ambiental da AMMA, Helena Silva Lamblogia, com participação da catadoras da Associação das Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio (ACCEU). A ação foi implantada em 17 salas, através de dinâmicas. Já na Câmara Municipal, com as presenças das coordenadoras Stela Barros (Departamento de Educação Ambiental) e Jaíres Lima (Coleta Seletiva), a Agenda foi implantada em 25 salas. Segundo Jaíres, a meta atingir todas as secretarias e órgãos municipais.

Durante as ações, além da distribuição de vasilhames para a coleta seletiva e materiais de orientações, representantes de cada órgão participaram de uma palestra sobre como cada sala pode trabalhar a coleta. Nos recipientes, devem ser colocados apenas resíduos sólidos como; vidro, ferro, alumínio e papel. Após a coleta, o material será acondicionado no saco grande de ráfia e depois recolhido pelo caminhão da Coleta Seletiva.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, é necessário criar a cultura não só em casa, mas no ambiente de trabalho, de selecionar os resíduos e fazer o descarte dos mesmos em local apropriado. “Queremos expandir essa prática para todos os prédios públicos e todas as salas. Assim estaremos contribuindo de forma efetiva com a sustentabilidade ambiental e ao mesmo tempo reduzindo os custos para a administração pública”, ressalta.