AMMA implanta coleta seletiva nas escolas municipais

quarta-feira | 13/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), dentro do trabalho de ampliação da Coleta Seletiva nos bairros, está implantando também o projeto nas escolas. A ação está sendo realizada pelo Departamento de Educação Ambiental e tem como objetivo reforçar, junto aos alunos, a importância da coleta e sensibilizá-los quanto a mudança de hábitos. “A Educação Ambiental é um processo individual e coletivo. É preciso que entendamos que nossas crianças também tem o papel fundamental nessa construção”, argumenta a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros.

Nesse trabalho, já foram visitadas as escolas Josefa Sá (Urucunema) e Izídio José Campina (Tamatanduba). O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, pontua que o projeto é uma parceria entre o Departamento de Educação Ambiental, o Projeto de Coleta Seletiva e a Secretaria de Educação, e deve chegar a todas as unidades de ensino do município.

Segundo Jaíres Lima, coordenadora do Projeto de Coleta Seletiva, no atual trabalho de ampliação da coleta seletiva nos bairros, os integrantes da Educação Ambiental realizam o acompanhamento e visitam as escolas para sensibilizar professores, funcionários e alunos sobre a importância desse trabalho de seleção de resíduos sólidos.

“Nós explicamos para os alunos sobre a importância da coleta e sobre a ampliação. Muitas vezes nas visitas às casas, as mães não querem receber a visita dos educadores ou não estão em casa. Então os alunos recebem as informações na Escola repassam para seus pais”, observa.

Para o prefeito Acilon Gonçalves esse trabalho é de relevante importância pois é uma forma de iniciar o processo de conscientização ambiental nas crianças e jovens, possibilitando que futuramente sejam cidadãos que possam fazer a diferença em busca de um meio ambiente mais preservado. “Acredito na força da educação em sua dimensão ambiental. Teorias e fórmulas são importantes, mas a prática é movedora é um fator determinante para termos uma sociedade mais consciente”, destaca.