AMMA inicia ampliação da Coleta Seletiva no bairro Novo Portugal

sexta-feira | 01/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), iniciou a ampliação do Sistema de Coleta Seletiva no bairro Novo Portugal. O trabalho, que estava marcado para o dia 4, foi antecipado devido ao período do carnaval. Segundo a coordenadora da Coleta Seletiva da AMMA, a engenheira ambiental Jaíres Lima, após o período momino o trabalho terá continuidade no bairro.

O setor de Coleta Seletiva está vinculado ao Departamento de Educação Ambiental da AMMA, que tem a frente Stela Barros. Ela destaca que o trabalho consiste de uma conversa ao pé do ouvido com os moradores, falando da importância da coleta seletiva para o município. “Ganha a população que tem um ambiente limpo e saudável, a Prefeitura, que reduz os custos da coleta do lixo comum e seu descarte no Aterro Sanitário e os catadores que transformam o lixo em renda”, disse Stela.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a ampliação da Coleta já foi realizada nos bairros Tamatanduba e Urucunema, que também recebeu um reforço, obtendo uma resposta positiva da população. Ele destaca que após o Novo Portugal, serão visitados pelos técnicos da AMMA e catadores de resíduo sólidos da Associação das Catadores e Catadores de Resíduos Sólidos de Esébio (ACCEU) os bairros: Quadras (18 até 22 de março); Cararu (25 a 29 de março); Coqueirinho (02 até 05 Abril), Cauaçu (08 até 18 Abril); Guaribas (22 de abril até 03 de maio); Timbú (06 até 24 Maio). Olho D’água (03 até 14 Junho); Encantada (17 até 28 Junho) e Amador (02 até 18 Julho).

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, ressalta que o trabalho de divulgação é necessário para o êxito do projeto. Ele informa que, além de diminuir a agressão ambiental e gerar emprego e renda para várias pessoas, o projeto também visa à diminuição das doenças causadas por conta do lixo. “Quando a população realiza a coleta, ela evita que materiais nocivos à saúde humana fiquem expostos nas ruas”, disse.