AMMA inicia plantio de mil mudas de árvores nativas em Eusébio

sexta-feira | 10/07/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), deu início ao plantio de mil mudas de árvores nativas nas principais vias da cidade. A primeira a receber o benefício foi a Rua Carlito, que liga a CE-040 à Rua Carmelita Rebouças, ao lado do Shopping Eusébio, que dá acesso ao Hospital Amadeu Sá. A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização realizada pela Autarquia e visa ampliar a cobertura vegetal da cidade.

Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, para realização do Plano de Rearborização a AMMA recebe compensações de empreendimentos que precisam remover árvores na cidade quando de suas instalações. Para cada arvore derrubada, o empreendimento deve doar três mudas. “A ideia é incentivar a todas entidade públicas e privadas a participarem da arborização, tanto no plantar como no cuidar e incentivar que criem mini hortos florestais próprios,” detalha. No caso da Rua Carlito, as árvores plantadas, que são ipês, serão cuidadas pelo Shopping.

O presidente da AMMA destaca que as mudas são de plantas nativas que são fáceis de manejar.Segundo ele, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria do clima e da qualidade de vida das pessoas. Afirma que entre os benefícios estão o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre. O plantio será realizado em outras vias da cidade, como Cícero Sá, Airton Senna, Parnamirim, Santa Cecília, entre outras.