AMMA inicia reforço e ampliação da coleta seletiva em condomínios

quarta-feira | 08/09/2021
O Condomínio Cidade Alpha recebeu a visitas dos técnicos da AMMA que explanaram sobre a importância do projeto para o meio ambiente (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), deu início aos reforços e ampliações da coleta seletiva nos condomínios localizados no município. Com esse propósito, foi realizada na sexta-feira (3) no condomínio Alphaville – Cidade Alpha, uma ação que contou com o apoio da Associação Terras Alphaville Ceará 1. Na oportunidade foi implantada a coleta seletiva no residencial, que agora receberá a visita semanal dos caminhões e coleta.

Segundo a coordenadora da Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima, todos os condomínios serão visitados. “Na reunião com a participação do sindico e zeladores, informamos a importância do projeto e como ele funciona, Caso eles aceitem participar, realizamos o levantamento do numero de casas e distribuímos os sacos para coleta e o material informativo, com os dias da coleta. Nosso objetivo é que até dezembro possamos concluir tanto esse reforço como a ampliação da coleta em todos os condomínios da cidade”, disse. A Ação na Cidade Alpha teve a frente a coordenadora de Educação Ambiental da Coleta Seletiva, Helena Lamblogia.

O cronograma de coleta é a seguinte: Centro, Lagoinha I, Lagoinha II, Coité e Tamatanduba (Segunda-Feira:); Parque Havaí, Urucunema, Autódromo, Novo Portugal (Terça-feira); Mangabeira, Precabura, Cararu e Quadras (Quarta-feira); Guaribas, Amador, Coaçu e Encantada (Quinta-feira) e Santo Antônio, Santa Clara, Jabuti, Timbu e Olho D’água (Sexta-feira).

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que os condomínios e empresas que queiram participar também do sistema devem entrar em contato através do número 985898066. “Vamos manter as visitas tanto nos condomínios e empresas para que a coleta possam ser ampliada e com isso termos um ambiente mais limpo ao mesmo tempo que estaremos gerando renda para as famílias dos catadores”, frisou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que para o sistema de Coleta Seletiva funcionar de forma efetiva é preciso da colaboração dos moradores, separando apenas os materiais recicláveis para a coleta. “Separar o material reciclável garante trabalho e renda de muitas famílias, já que os resíduos são doados para uma cooperativa de catadores, que separam e beneficiam o material e vendem para indústrias de reciclagem, garantido renda e melhor qualidade de vida para eles”, conclui.