AMMA inicia visitas porta a porta no bairro Tamatanduba para ampliar coleta seletiva

quarta-feira | 13/02/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), iniciou nesta segunda-feira (11) o trabalho de visitas porta a porta, para a ampliação da Coleta Seletiva no bairro Tamatanduba. A ação, que reúne técnicos da AMMA e agentes ambientais da Associação das Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio (ACCEU), prossegue até o dia 20. Foram visitadas nesta segunda, as ruas Carnaúba, Ezequiel Campina, Antônia Sá e Silva e Avenida das Mangueiras

A meta é atingir moradores de 13 bairros, onde a coleta já é realizada. Após a conclusão dos trabalhos na Tamatanduba, a equipe fará a mesma ação no bairro Urucunema, entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março. Até julho deste ano, a AMMA quer concluir essa fase de ampliação. O cronograma prossegue em março, no bairro Novo Portugal (4 a 14); Quadras (18 a 22); Cararu (25 a 29). No mês de abril, a Coleta Seletiva será ampliada nos bairros Coqueirinho (02 a 05); Cauaçu (08 até 18) e Guaribas (22 de abril a 03 de maio).

Em maio, o trabalho será dedicado ao bairro Timbú (6 a 24). No mês de junho, serão beneficiados os bairros Olho D’água (03 a 14) e Encantada (17 a 28). Em julho, a ampliação ocorrerá de 02 até 18, no bairro Amador.

A Coleta Seletiva de Eusébio faz parte do Departamento de Educação Ambiental da AMMA. A coordenadora desse Departamento, Stela Barros, observa que a ampliação faz parte de um processo planejado desde o início da Coleta Seletiva no município e com chegada de mais um caminhão, doado pela empresa 3Corações, totalizando três carros no sistema, agora está sendo possível atingir mais pessoas na cidade.

A responsável pela Coleta Seletiva pela AMMA, Jaíres Lima pontua que os bairros atendidos hoje, que possuem 80% dos moradores da cidade, são: Centro, Lagoinha I, Lagoinha II, Coité, Tamatanduba, Urucunema, Parque Havaí, Autódromo, Mangabeira, Precabura, Jabuti, Santa Clara e Santo Antônio.

O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Celso Rodrigues, observa que em paralelo ao trabalho realizado porta a porta nos bairros, a AMMA, através do seu Departamento de Educação Ambiental, vem realizando um trabalho também junto aos condomínios e empresas para que adiram também ao sistema.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a intenção da gestão é que o Eusébio venha a ser o primeiro município do Ceará e do Nordeste a implantar a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos em 100% do seu território. “Estamos realizando esse trabalho de forma planejada e coordenada para que se consolide e tenha a adesão de toda a sociedade. Em dezembro, daremos um novo passo ao implantar o sistema nos bairros Precabura e no restante do bairro Tamatanduba”, ressalta.