AMMA realiza blitz educativa em comemoração ao Dia do Agente Ambiental

quarta-feira | 05/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) estará realizando nesta quinta-feira (6), uma blitz em comemoração ao Dia do Agente de Defesa Ambiental. A atividade acontecerá em dois locais: no bairro Timbú, ao lado do Bar do Fernando e no Centro, nas proximidades do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). Na oportunidade a Autarquia, através dos Departamentos de Educação Ambiental, Coleta Seletiva e de Fiscalização estarão apresentando os projetos da Coleta seletiva, APP AMMA (aplicativo de serviços) e a ação da Fiscalização no Município.

Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, anualmente em 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável, “devemos aproveitar esse momento para refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, potencialmente agentes ambientais. Cada um fazendo sua parte e contribuindo para que nosso meio ambiente seja preservado”, disse.

A coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima destaca que a data também proporciona uma avaliação sobre os moldes de produção e consumo atuais, “temos que buscar nos conscientizarmos sobre nosso papel no planeta e dessa forma reverter o processo de degradação da natureza e de extinção da própria raça humana. Por isso, precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda há tempo, permitindo que as futuras gerações possam viver em harmonia”, avalia.

Para Stella Barros, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, o agente de defesa ambiental atua na área de educação, orientando o público infantil e adulto, sobre os cuidados para garantir a preservação do meio ambiente e sua qualidade. “Muitas pessoas ainda não perceberam a necessidade urgente de mudarmos nossos hábitos, para o bem do nosso meio ambiente. Medidas simples, como não jogar lixo na rua, separar o lixo para a coleta seletiva, entre outras, podem melhorar muito a situação atual”, frisou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que é fundamental que os cidadãos lembrem o dever de cada um na manutenção do meio ambiente sem poluição. “Temos uma coleta de lixo comum e seletiva de forma sistemática, portanto não há necessidade de se jogar lixo na natureza. Todos precisam fazer a sua parte para acabar com a degradação do meio ambiente, colaborando com a coleta de materiais recicláveis; economizando água e buscando ter atitude mais saudáveis, melhorando assim a sua própria qualidade de vida e dos seus entes”, enfatizou.