AMMA realiza oficina de produção de mudas nativas para criação de Viveiro Municipal

terça-feira | 05/12/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Coordenadoria de Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou nesta sexta-feira (1º), uma oficina de produção de mudas. A atividade integra o Projeto Aflorar, realizado em parceria com o SESC. A capacitação, realizada na sede da Autarquia, contou com a participação de alunos da Escola do Cararu. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, os alunos receberam noções básicas sobre beneficiamento de sementes e produção de mudas para dar início ao Viveiro de mudas nativas.

Segundo o professor Marcos Esmeraldo, Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana da Universidade Federal do Ceará (UFC), que ministrou a oficina, foram trazidas sementes de plantas nativas do Ceará, entre elas: Tamboril; Ingá; semente pré-germinada de Carnaúba e Ipê Roxo. “Essas sementes serão plantadas em bandejas e depois que germinarem e as plantas tiverem com uma parte de folhas definitivas, elas serão repicadas para sacos de polietileno e daí permanecerão no viveiro em determinado período. Após quatro meses estarão aptas a serem plantadas em local definitivo”, frisou.

O projeto Aflorar é uma iniciativa é da Unidade do SESC Fortaleza, por meio da Atividade Desenvolvimento Comunitário. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o viveiro tem como objetivo a preservação da biodiversidade da flora do município, com a produção de mudas de plantas nativas para replantio de áreas verdes do município e espaços públicos.

A coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, destaca que entre a atividade foi bastante produtiva, dentro da programação das ações de educação ambiental e protagonismo; intercâmbio ambiental; visando a manutenção das áreas verdes.

O Prefeito Acilon Gonçalves (PEN) pontua que a oficina é muito bem vinda ao município, principalmente por seu caráter de preservação dos ecossistemas. Destaca que entre as atividades realizadas, por intermédio do projeto Aflorar, está a educação ambiental voltada para a preservação da flora, com identificação e catalogação de espécies de árvores mais representativas existentes no município.