AMMA realiza plantio de mudas no Autódromo, em parceria com o Alphaville Urbanismo e Fundação Alphaville

sexta-feira | 14/05/2021
A ação dá continuidade ao projeto de ampliação da cobertura vegetal do Eusébio, com apoio de parceiros estratégicos (foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e seu Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Fundação Alphaville, promoveu o plantio de mudas no bairro Autódromo, atendendo solicitação da Associação de Moradores do Bairro. Mais de 20 mudas foram plantadas no canteiro central da Avenida Luiza Távora e outra parte foi doada para os moradores plantarem em suas casas. Segundo a engenheira ambiental, Jaíres Lima, a ação dá continuidade ao projeto de ampliação da cobertura vegetal do Eusébio, com apoio de parceiros estratégicos como o Alphaville Urbanismo e a Fundação Alphaville.

Segundo Roberto Kobayashi (Koba), coordenador do Programa de Comunicação Social do Alphaville Urbanismo, “o plantio de mudas foi uma ação conjunta, coordenada pelo Programa de Comunicação Social da Alphaville Urbanismo (empreendimento Terras Alphaville Ceará 4), com condução da Fundação Alphaville e apoio da AMMA, atendendo à demanda da associação de moradores do bairro Autódromo. Foram oito mudas de ipês gentilmente cedidas pela AMMA, plantadas no canteiro central, ornamentando a principal avenida do bairro” pontua.

Diz que a Associação de Moradores que providenciou os preparativos dos “berços” se comprometeu no cuidado e manutenção das plantas. Uma das residentes demonstrou muita satisfação em adotá-las e se responsabilizou em regá-las. “O programa atua nos bairros do entorno do empreendimento e estabelece o diálogo entre comunidade e o empreendedor, com ações diversas, principalmente na área ambiental, educação e desenvolvimento social”, afirma.

Segundo ele, em outras edições o programa contava com um pequeno viveiro de mudas, que era distribuído e utilizado principalmente nas visitas de estudantes em parceria com o PEAM – Programa de Educação Ambiental Marinha UFC/LABOMAR, inclusive observa que foram doadas mudas de peroba pra AMMA. “Esse plantio foi uma ação pontual atendendo demanda dos moradores. As mudas foram cedidas pela AMMA, o Programa intermediou que a ação ocorresse, providenciando os gradis de proteção e material para que os berços fossem construídos, e a Associação ficou com a efetivação no plantio e na abertura dos berços”, destacou.

Doação de mudas

Além do plantio em espaços públicos, os cidadãos também podem solicitar mudas para o plantio em seus jardins e quintais. Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, que está a frente dessa atividade de arborização da cidade, a solicitação pode ser feita na AMMA, bastando preencher uma ficha de cadastro, e uma declaração do recebimento das mudas, se comprometendo a plantar e cuidar das mesmas. “As mudas são oriundas de doações compensatórias feitas por construtoras. Por cada árvore derrubada para a realização da obra, a empresa deve doar três mudas, que são destinadas ao viveiro existente na sede da AMMA”, revela.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves observa que as ações da AMMA em cuidar, zelar e ampliar as áreas verdes da cidade, contribuem para uma cidade mais bela e harmoniosa e para uma melhor qualidade de vida da população. “Quanto mais árvores na cidade, mais pássaros, mais sombra, mais áreas de lazer. Contamos com o apoio dos moradores e das empresas para que participem dessa ação, para que possamos consolidar nosso município como um dos que mais preserva o meio ambiente em nosso Estado”, pontuou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3260 3615