AMMA reforça a importância de fazer coleta seletiva

terça-feira | 30/01/2024

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), e do Departamento de Educação Ambiental reforça para os moradores a importância da coleta seletiva no município. No Brasil, desde 2010 existe a política nacional de resíduos sólidos, que determina que se o município disponibiliza o serviço de coleta seletiva, o consumidor tem a obrigação de participar.

Durante a semana, o caminhão da Coleta Seletiva passa por todos os bairros do município recolhendo os materiais recicláveis, que é feito através de escala. Os tipos de materiais recicláveis são: papel, vidro, ferro, eletrônico, plástico, óleo de cozinha. A separação do lixo é bem fácil, basta colocar esses itens em uma sacola separada do material orgânico. No caso do óleo de cozinha, é interessante colocar em um recipiente com tampa.

Stella Barros, coordenadora de Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Eusébio (AMMA) destaca a importância da separação de resíduos. “Nós somos parceiros do Meio Ambiente. A reciclagem é uma questão social e ambiental. É importante que as pessoas tenham esse comprometimento, que separe o lixo corretamente, de preferência que tenham em sua casa duas lixeiras, uma para o material reciclável e outra para o lixo orgânico”, destacou.

Confira o cronograma de coleta seletiva nos bairros:

Segunda: Centro, Lagoinha, Coité e Tamatanduba;
Terça-feira: Parque Havaí, Urucunema, Autódromo, Novo Portugal;
Quarta-feira: Mangabeira, Precabura, Cararu e Quadras;
Quinta-feira: Guaribas, Amador, Coaçu, Encantada e Santa Clara;
Sexta-feira: Santo Antônio, Jabuti, Timbu e Olho D’água.