AMMA retoma a Coleta Seletiva porta a porta e anuncia novidades para 2021

terça-feira | 12/01/2021
A AMMA segue medidas de segurança com uso de EPIs pelos 22 catadores que participam da coleta para evitar contágio por Covid-19. (Foto: Divulgação/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), retomou as atividades da Coleta Seletiva, no último dia 4 de janeiro, após um pequeno recesso de fim de ano para reorganização do sistema e para facilitar o escoamento do material recolhido no mês de dezembro que estava no Galpão da Associação das Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio (AACEU).

Segundo o presidente adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, a coleta está sendo realizada com apoio de três caminhões e foi estendida para empresas e condomínios que queiram participar do programa.  Sebastião destaca as medidas de segurança que estão sendo tomadas pelos 22 catadores que participam da coleta, com o uso de EPIs na coleta, como máscaras e luvas para evitar contágio por Covid-19.

Ele frisa que para este ano, a AMMA estará com novidades para ampliar e melhorar o sistema. “Vamos adquirir 20 ecopontos, para ampliar o volume de materiais coletados e facilitar o acesso da população ao sistema. Também teremos uma nova prensa e uma nova esteira, para dar condições dos catadores para atender a demanda maior de materiais coletados,” assevera.

O cronograma de coleta é a seguinte: Centro, Lagoinha I, Lagoinha II, Coité e Tamatanduba (Segunda-Feira:); Parque Havaí, Urucunema, Autódromo, Novo Portugal (Terça-feira); Mangabeira, Precabura, Cararu e Quadras (Quarta-feira); Guaribas, Amador, Coaçu e Encantada (Quinta-feira) e Santo Antônio, Santa Clara, Jabuti, Timbu e Olho D’água (Sexta-feira).

A coordenadora de Coleta Seletiva, Jaíres Lima solicita aos moradores que só coloquem o lixo reciclável na porta de suas casas nos dias que os caminhões passarem em suas ruas. As rotas acontecem sempre nos horários de 8h as 12h e de 13h as 17h. Os condomínios e empresas que queiram participar também do sistema devem entrar em contato através do número 985898066.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, destaca que essas informações já são de conhecimento dos moradores, através do trabalho constante de educação ambiental,  mas sempre é bom renovar para que fiquem vivas na memória as regras para que a coleta ocorra na normalidade.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que para o sistema de Coleta Seletiva funcionar de forma efetiva é preciso da colaboração dos moradores, colocando apenas materiais recicláveis para a coleta e deixando-os na frente de casa no dia e horário fixando para o recolhimento, assim evitando que os mesmos sejam espalhados nas vias. “Separar o material reciclável garante trabalho e renda de muitas famílias, já que os resíduos são doados para uma cooperativa de catadores, que separam e beneficiam o material e vendem para indústrias de reciclagem, garantido renda e melhor qualidade de vida para eles”, conclui.