AMT e CMVPV firmam parceria para realizar campanha de prevenção ao suicídio no trânsito

quinta-feira | 29/09/2022
Foto cedida pela equipe da CMVPV.

A psicologia do trânsito anteriormente trabalhava apenas na avaliação psicológica, no entanto, também atua na educação de trânsito, que é a parte da mobilidade urbana com o foco nos ciclistas, pedestres, motociclistas e condutores de veículos. Pensando nisso, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) estão firmando parceria para realizar campanhas educativas sobre o tema.

Segundo Emanuelle de Freitas, psicóloga da AMT, um dos fatores de risco para o suicídio, além de transtornos mentais que podem existir, são os problemas familiares. O que muita gente não sabe é que 20% das mortes no trânsito também podem vir de um problema psicológico. “Existem estudos onde 20% dos acidentes de trânsito podem ser ocasionados por suicídio, oriundo de um problema psicológico, ocasionado por uma discussão em casa, por exemplo. No entanto, nem sempre esses dados são computados”, destaca.

Pensando no foco da Educação de trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) estão firmando parceria para realizar campanhas educativas sobre o tema.

A campanha segundo a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Proteção da Vida (CMVPV), a psicóloga Rosa Leite, consistirá na montagem de materiais explicativos para realizar campanhas educativas com foco na prevenção de suicídio. “Com esses materiais podemos fazer blitze educativas, distribuir folders relacionados ao assunto”, disse.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil situa-se entre os 10 países que apresentam os mais elevados números de óbitos por acidente de trânsito, e estes são responsáveis também por sequelas físicas e psicológicas.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a AMT vem realizando desde sua criação um trabalho intenso de educação de trânsito, em escolas, fábricas e órgãos públicos o que é salutar para que o município tenha cada vez mais índices baixos de acidentes e de óbitos no trânsito.