AMT instala semáforo com alerta sonoro em frente a sede do NAMME e APAE

terça-feira | 29/11/2022
O semáforo facilita a travessia de pessoas com deficiência e seus familiares (Fotos: Levy Oliveira/PME)

Com o objetivo de trazer mais segurança aos alunos do NAMME, APAE e seus familiares, bem como toda a população, na travessia da Avenida Coronel Cícero Sá, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), órgão responsável pela política de trânsito da Prefeitura de Eusébio, instalou um semáforo de botoeira com sinal sonoro para deficientes visuais. O sinal tem um bip que indica sua localização e uma mensagem em braile com as instruções de acionamento.

Durante a travessia dos pedestres, alertas sonoros são emitidos e mudam conforme o tempo vai se esgotando. Quando o tempo para atravessar a via estiver acabando, o sinal sonoro fica mais rápido e o pedestre poderá identificar que logo o semáforo irá abrir. Segundo o presidente da AMT, Lauro Leite, a nova sinalização sonora para o deficiente visual está em sintonia com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos sinais de trânsito.

A diretora no NAMME (Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais), Elieuda do Vale, destaca que a sinalização atende um pedido dos pais que sentiam dificuldade de atravessar a via com seus filhos. “Muitos pais se deslocam de ônibus e precisam acessar o outro lado da Avenida. É e grande importância essa melhoria pois traz mais tranquilidade e segurança para os familiares e nossos alunos”, observa.

Fotossensor

O fotossensor está em fase de testes na CE-040 e visa reduzir acidentes no local

Outra melhoria que a AMT está proporcionando é a colocação de um fotossensor na CE-040, na altura do Supermercado Guará. O objetivo é reduzir a velocidade no local que é ponto de travessia dos veículos que trafegam pela Avenida Santa Cecília e querem acessar o retorno para Fortaleza. “Esse fotossensor está em fase de testes e passará a emitir multas a partir do dia 13 de dezembro. Esperamos que essa melhoria reduza os riscos de acidentes no local”, pontua.