AMT realiza vistorias para renovação de alvarás para táxi, mototáxi e transporte escolar do Eusébio

quarta-feira | 05/01/2022
É aconselhável que os proprietários desses veículos façam a renovação até o dia 28 de fevereiro (Foto: Imagem/AMT)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) deu início as vistorias para renovação de alvarás para Táxi, Mototáxi e Transporte Escolar que já estejam registrados no município. Segundo a AMT, é aconselhável que os proprietários desses veículos façam a renovação até o dia 28 de fevereiro, para que evitem notificações pelos órgãos competentes. Os alvarás são atualizados anualmente e são obrigatórios para que esses transportes alternativos possam funcionar.

As vistorias estão sendo realizadas na sede da AMT, que fica na Avenida Eusébio de Queiroz 5355, Centro, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, e são feitas por ordem de chegada. É obrigatório o uso de máscara. A documentação necessária é a seguinte: cópia do CNH (Atividade renumerada); cópia de comprovante de endereço (Eusébio), cópia do Título de eleitor; cópia do CRLV atual; Certidão negativa (Fórum Eusébio), Certidão Negativa (Fórum Fortaleza), Certidão Negativa (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS) e que o veículo estejam em bom estado de conservação para a vistoria.

Segundo o presidente da AMT, Lauro Leite, a vistoria veicular é uma avaliação feita nos veículos que circulam, dentro da esfera estadual — de responsabilidade do DETRAN e serve para atestar se os automóveis estão em boas condições de conservação e manutenção, sendo obrigatória, tendo como função assegurar que a propriedade do veículo é legítima; que a documentação dele é autêntica e se o carro apresenta condições seguras para uso.

Destaca que o objetivo principal da vistoria veicular é atestar o estado de conservação do veículo e as suas condições de uso. “Ademais, os documentos do veículo também são verificados, bem como o seu histórico, as gravações do chassi, o motor, a carroceria, entre outros. A verificação de procedência é um dos itens essenciais nesse tipo de vistoria, em que é examinada a existência de pendências legais com os órgãos competentes, a fim de impedir irregularidades”, frisou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves esse trabalho de renovação traz segurança, tanto para os profissionais que fazer esse tipo de transporte, como para os usuários. “Estamos tendo, através dos nossos técnicos da AMT, todo o zelo no encaminhamento dessa demanda para que todos os veículos que realizam o transporte alternativo no Eusébio estejam regularizados o mais breve possível para que os usuários não sejam prejudicados. Por isso a necessidade do rápido atendimento a esse chamado aos que já fazem esse serviço,” comentou. Ele lembra que esse chamamento é apenas para veículos que já atuam nesses transportes no Eusébio e que não haverá abertura para novas vagas.