APAE-Eusébio realiza campanha de doações para a nova sede

quinta-feira | 17/08/2017

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Eusébio está realizando uma campanha para receber doações roupas, brinquedos, movem, eletrodomésticos, material didático, material esportivo, sapatos, utensílios de cozinha e de banheiro para a nova sede da entidade. As doações podem ser entregues na sede, que fica na Rua 03, nº 285 próximo à empresa Itaipava, no Centro.

No próximo dia 26 de agosto, a entidade estará realizando o Chá de Casa Nova quando estará recebendo doações de utensílios para a cozinha da nova sede. Segundo a presidente da APAE-Eusébio, Cida Paixão, atualmente a entidade conta com 162 crianças, adolescentes e adultos no Atendimento Educacional Especializado – AEE, apoio à família, apoio à inclusão escolar e social. “Sempre buscamos a socialização e inclusão dos alunos na sociedade, e a promoção da melhoria na qualidade de vida, autonomia, atenção integrada em todo ciclo da vida e inclusão social das pessoas com deficiência, além de proporcionar acolhimento aos familiares”, destacou.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Eusébio (APAE) é uma Associação Civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada e com sede e foro na cidade de Eusébio, Estado do Ceará.

“Nosso compromisso há 20 anos é com a causa da pessoa com deficiência sempre pensando no bem estar do mesmo e seus familiares. Buscamos incentivar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho de acordo com a lei 8.213/91 para que os mesmos possam ter sua autonomia e independência por meio do seu trabalho,” revela.

Cida observa que a Associação vem atuando dentro dos parâmetros da lei 13.146/2015 conhecida com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que objetiva assegurar os direitos das pessoas com deficiências no município e em municípios vizinhos, promovendo a equiparação de oportunidades, proporcionando autonomia e oferecendo acessibilidade em todo o território brasileiro.

Observa que essa Lei foi derivada de 15 anos de encontros e lutas de familiares, políticos e pessoas envolvidas na causa, que por meio da lei buscaram equiparação de direitos e deveres das pessoas com deficiências. “O Art. 42. da LBI explicita sobre os direitos da pessoa com deficiência à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”, conclui.

O Prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura vem apoiando o trabalho da APAE e parabeniza a entidade pela iniciativa de buscar melhorar suas dependências a partir de doações da comunidade e desta forma melhor atender seu público. “Essa ação cria uma corrente do bem, onde os participantes se sentem corresponsáveis por esse trabalho. A APAE vem prestando um relevante serviço, que acima de tudo é realizado com amor e dedicação pelas pessoas que a integram”, destaca o prefeito.