Apitaço encerra ‘Semana Cada Vida’ Importa no Eusébio

sexta-feira | 18/11/2022
A Semana teve uma programação diversificada, com a participação de várias secretarias e órgãos municipais (Fotos: Levy Oliveira)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção a Vida (CMVPV) e articuladores do Selo Unicef no município, realizou nesta sexta-feira (18/11), dentro da Terceira Semana Cada Vida Importa, cujo tema é “Eusébio diz sim a paz em favor da criança e do adolescente”, um apitaço pelas ruas do Centro do município. O evento encerrou a semana que contou com uma série de atividades alertando sobre a problemática do suicídio e homicídio, principalmente de crianças e jovens.

A atividade foi iniciada na Praça 23 de junho, com uma concentração dos participantes. Estavam presentes membros dos vários organismos que atuam diretamente com crianças e adolescentes e os secretários Tarcísio da Cultura (Secult) e Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social), diretores, coordenadores, articuladores e representantes da sociedade civil. O cortejo caminhou entoando palavras de ordem até o Polo de Lazer Ivens Dias Branco, onde foi realizada uma celebração pela vida.

De acordo com a professora Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), a Semana Cada Vida Importa foi instituída, a nível estadual, em 2016 devido ao grande número de mortes de adolescentes no ano anterior, com destaque para seis municípios, e o Eusébio estava entre eles. “Aqui no Eusébio realizamos essa semana desde 2019. Esse momento é muito simples, mas muito importante para nós. É um momento de reflexão, de valorização da vida, vamos fazer a essa caminhada alertando as pessoas sobre a importância do tema e mostrar as políticas públicas que o Eusébio oferta para reduzir o número de mortes. No ano passado não tivemos nenhuma morte e isso já é resultado de nossas políticas públicas”, disse.

A titular da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção à Vida (CMVPV), Rosa Leite, destacou que o órgão vem atuando desde janeiro 2019 e atualmente está com 92 pessoas em atendimento. “Tanto o suicídio como o homicídio são mortes que podem ser evitadas através de políticas públicas. Mas é preciso investir em políticas públicas como o Eusébio vem fazendo e que cada família entenda seu papel como educadora e protetora dos seus filhos. Infelizmente a maioria das pessoas que morrem vítimas de homicídios ou suicídios, não têm apoio das famílias e é nosso papel cuidar dessas pessoas, acolhê-las, enfim, trabalhar em rede. Sei que é um desafio, mas devemos entender que nosso trabalho não é feito individualmente, é preciso também olhar para a gente. Que essa data sirva para refletirmos sobre nosso trabalho e qual suporte podemos dar a essas famílias, pois cada morte afeta não só a vítimas, mas as famílias também”, pontuou.

Em seguida, os presentes montaram a “árvore da vida”, com colagem de cartazes com os nomes de vítimas de violência ou suicídio  e a colocação dos nomes das políticas públicas da Prefeitura de Eusébio voltadas para o atendimento de crianças, jovens e população em geral que trabalham a prevenção de homicídios e suicídios e a preservação da vida.