Artesões de Eusébio são certificados pela Ceart e poderão comercializar seus produtos em todo o país

sexta-feira | 23/08/2019

Cerca de 20 artesões de Eusébio participaram, nesta sexta-feira (23), no Mercado Central de Eusébio, do cadastramento da Identidade Artesanal, realizado pela Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Os artesões levaram uma peça pronta e confeccionaram uma in loco para avaliação da equipe técnica da Ceart. Segundo Dirce Aragão, técnica da Central, cada artesão avaliado tinha que preencher um formulário, com seus dados pessoais, dados econômicos, um perfil do seu trabalho como artesão e como comercializa seus produtos.

“Estamos nesses meses de agosto e setembro visitando os municípios para a emissão de carteiras novas e renovação das antigas. Ontem, estivemos em Aquiraz e hoje aqui em Eusébio. Na próxima semana estaremos em Flecheiras, Guaramiranga e Cascavel. A ficha dos artesãos aprovados é enviada para a Ceart em até um mês as carteiras estarão disponíveis para os artesãos”, disse. Segundo ela, com esse documento com validade nacional, os artesãos eusebienses poderão comercializar seus produtos em todo território nacional.

Para as artesãs presentes, o credenciamento é uma grande oportunidade para que tenham seus produtos reconhecidos no Ceará e no País. Maria da Paz, por exemplo trabalha há 54 anos fazendo renda com bilros. “Aprendi com minha mãe e hoje tiro parte da renda com a venda de minhas produções”, disse.

Já Ângela Lemos, que trabalha com transporte escolar, faz pintura em gesso para aumentar sua renda, utilizando da técnica de customização. “Comecei como terapia, mas hoje consigo tirar alguma coisa para meu orçamento. Estou aqui no Eusébio, desde 1977 quando meu pai adquiriu aqui um sítio nas Guaribas”. Seu pai, no caso, é José Gomes Nascimento, morador muito conhecido da localidade, por suas benfeitorias junto a população local e que hoje dá seu nome ao Posto de Saúde das Guaribas.

Já as artesãs Eliane Coutinho e Fátima Maia mostraram destreza da elaboração de peças feitas com mosaico de vidro. Elas apresentaram peças belíssimas como bandejas, jarros, quadros e tampos de mesa. Eliane diz que desde pequena que trabalha com artesanato, principalmente com pintura, mas há dois anos trabalha com peças de mosaico. “Estou aqui no mercado há 12 anos e vejo nosso artesanato crescendo. Graças a Deus temos o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura para expor nossos produtos em eventos e feiras e aqui no mercado”, disse. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Secretaria de Cultura e Turismo realiza a Feira Cultural do Artesanato que abre espaço para os expositores do município. “Além disso, em todos eventos realizados pela Prefeitura, temos o lugar cativo para os artesãos. É uma forma de possibilitar que os belíssimos trabalhos, produzidos por eles, possam ser conhecidos pela população”, frisou.