As Calanguetes vencem o Jogo das Peruas

quinta-feira | 02/03/2017

O Eusébio viveu um domingo de carnaval repleto de alegria e descontração, com a cidade colorida para comemorar a festa de Momo. A comemoração, neste ano, ficou concentrada no Estádio Municipal, com o tradicional “Jogo das Peruas”, seguido do Baile Infantil e do Baile Adulto, que foi animado pelas bandas locais “Os Karas Forrozeiros” e “Raul & Ari e o Forró Bom de Dançar”, que cumpriram a promessa de levantar o público até o início da madrugada.

Para o Jogo das Peruas, nove times participaram do evento, onde homens se caracterizaram de mulheres e participaram de um torneio de futebol de campo bem animado e que arrancou risadas do público presente nas arquibancadas. No final, o time “As Calanguetes” foi a grande campeã da disputa, ficando “As Catirobas”, em segundo lugar.

Logo após o futebol, foi a vez do desfile das Peruas, onde a melhor caracterização foi escolhida pelos jurados. Entre os 24 inscritos o grande vencedor foi Jair (codinome Jarilene), que venceu na melhor caracterização e performance na passarela. Foi um momento bem descontraído que contou com as participações do vice-prefeito Paulo César Feitosa, representando a Prefeitura de Eusébio e os vereadores Dadá e França, representando a Câmara Municipal de Eusébio.

A festa teve continuidade, com a realização do Baile Infantil, seguido do desfile de fantasia infantil com a participação de 18 inscritos. Os vencedores foram os seguintes: 1° Lugar: Tainá Lima (Fantasia: Mulher Maravilha); 2° Lugar: Raissa Oliveira (Fantasia: Palhaça); 3° Lugar: Luis Gustavo (Fantasia: Frankenstein) e Criatividade: Wandertor Castro (Fantasia: Celular).

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leo Abreu, a festa teve uma boa presença de público que brincou de forma pacífica e com tranquilidade. Ele destaca o apoio da Autarquia Municipal de Transito (AMT) e da Guarda Municipal, no controle do transito e segurança dos foliões. Na sua visão, a festa também tem seu aspecto de geração de renda para os munícipes, ao proporcionar espaço para que integrantes das associações de barraqueiros locais possam comercializar no local, alimentos e bebidas, com todos obtendo um bom lucro.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que devido à reforma da Praça do Polo de Lazer, a prefeitura decidiu concentrar toda a festa no Estádio Municipal, visando um melhor conforto e organização do evento. Ele argumenta que por ser a maior festa popular do país, o município não poderia deixar passar o evento em branco. “Creio que todos que participaram da festa ficaram felizes com a descontração e a alegria das atividades realizadas. É um evento voltado para a família, realizada de forma simples, mas sempre prezando pela paz e tranquilidade de todos”, revelou.